Os principais desafios da gestão escolar democrática de uma escola pública do município de Farroupilha/RS: um estudo comparativo (2014/2018)
Resumo
O presente trabalho apresenta a pesquisa realizada em uma Escola Municipal de Ensino
Fundamental do Município de Farroupilha, comparando estudos realizados em 2014 e em
2018, referentes à gestão escolar e os principais desafios presentes para uma gestão escolar
mais democrática/participativa. A problemática da pesquisa consistiu em analisar em dois
momentos diferentes a organização da gestão desta escola, dando ênfase aos avanços,
destacando os principais desafios e sugerindo de maneira sucinta estratégias baseadas em
autores como Lück (2006, 2009, 2012, 2013), Paro (2001, 2006) e Libâneo (1994, 2015)
sobre o tema. O problema que motivou a pesquisa neste trabalho foi a necessidade de
compreender mais sobre a gestão democrática escolar, investigando quais as
dificuldades/desafios ainda existentes em uma escola municipal, para que a gestão escolar de
fato torne-se mais democrática/participativa. A metodologia utilizada foi pesquisa com
abordagem qualitativa, utilizando como fontes de informação: análise do Projeto Político
Pedagógico, observação do cotidiano escolar e uso de referencial bibliográfico como forma de
complementar o trabalho. A gestão escolar que se deseja deve sair do papel e adentrar escolas
e instituições de ensino, ela é uma construção social que tem por objetivo a formação do ser
humano integral, cidadão participativo. O gestor escolar por sua vez tem o papel de incentivar
e mobilizar a comunidade escolar para a conquista dos objetivos definidos, planejando de
forma coletiva em prol de uma educação de qualidade.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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