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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorLoi, Monique da Rocha
dc.date.accessioned2018-11-07T13:05:47Z
dc.date.available2018-11-07T13:05:47Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14768
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractNowadays, capitalism of the neoliberal era has disputed the subjectivity of individuals, leaving relations of exploitation of labor more intrinsic and implied. Therefore, education becomes a place of ideological dispute, mainly the stage of High School, therefore, there is the concern of training for work, following the demands of the market and the integral training, focused on the construction of scientific knowledge , technical, cognitive, socioemotional, critical and a reflective citizen. The purpose of this study is to compare the educational reforms that occurred during the period of the military dictatorship (1964 - 1980s) and the current high school reform, drawing a parallel between the similarities and differences between them, using research qualitative analysis with the documentary and bibliographical methodologies to verify the works that are being produced and published on the thematic in the period of interest of this and the legislations n ° 13.415 / 2017 and Law n ° 5.692 / 1971. It was possible to perceive affinities and distances between these laws in three central points: Common national curriculum base, Valuation of education professionals and Actions in favor of the privatization of secondary education and investments in education. Thus, there was a movement to maintain and deepen social inequalities, leaving our country increasingly subordinate to the economies of developed countries, so that the disparities between working class and elite education were aggressive.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectReforma educacionalpor
dc.subjectRelação educação-trabalhopor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectEducational reformeng
dc.subjectEducation-work relationshipeng
dc.titleEnsino médio: políticas educacionais de ontem e de hojepor
dc.title.alternativeHigh school: educational policies of today and todayeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente, o capitalismo da era neoliberal, tem disputado a subjetividade dos indivíduos, deixando as relações de exploração do trabalho mais intrínsecas e subentendidas. Por isto, a educação torna-se um local de disputa ideológica, principalmente, a etapa do Ensino Médio, pois, existe a preocupação da formação para o trabalho, seguindo as demandas do mercado e, a formação integral, concentrada na construção de conhecimentos científicos, técnicos, cognitivos, socioemocionais, criticidade e um cidadão reflexivo. Assim, este trabalho, tem por objetivo, comparar as reformas educacionais ocorridas no período da ditadura militar (1964 - década de 1980) e a reforma do ensino médio do momento atual, traçando um paralelo entre as semelhanças e afastamentos entre si, utilizando a pesquisa qualitativa com as metodologias documental e bibliográfica para verificação de trabalhos que estão sendo produzidos e publicados sobre a temática no período de interesse desta e as legislações n° 13.415/2017 e Lei n° 5.692/1971. Conseguiu-se perceber afinidades e distanciamentos, entre estas leis, em três pontos centrais: Base nacional comum curricular, Valorização dos profissionais da educação e Ações em prol da privatização do ensino médio e investimentos na educação. Sendo assim, notou-se um movimento de manter e aprofundar desigualdades sociais, deixando o nosso país cada vez mais subalterno a economias de países desenvolvidos, por isso, sendo agressiva as disparidades entre o ensino da classe trabalhadora e a da elite.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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