dc.contributor.advisor | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.creator | Cassol, Kelly Perlin | |
dc.date.accessioned | 2016-04-13T15:22:29Z | |
dc.date.available | 2016-04-13T15:22:29Z | |
dc.date.issued | 2010-11-27 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1478 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article reflects the importance that information technology has been acquiring in the educational setting thus the importance of digital accessibility in instruments of learning and the role of teacher as facilitator of the process of teaching and learning. This study searches to determine the accessibility of two learning objects that are available on the Internet. First, we seek to do a review of the introduction of informatics in schools to leave for later analysis of the objects. In the analysis of the objects it seek to evaluate their use by special users as blind, deaf, motor and intellectual. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.title | A importância da acessibilidade digital nos objetos de aprendizagem | por |
dc.title.alternative | “The importance of digital accessibility in the learning objects” | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polesine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo reflete a importância que a informática vem adquirindo no cenário educacional, bem como a importância da acessibilidade digital em objetos de aprendizagem e o papel do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho busca avaliar a acessibilidade em dois objetos de aprendizagem que estão disponíveis na internet. Primeiramente buscou-se fazer uma revisão acerca da introdução da informática nas escolas para posteriormente partir para a análise dos objetos. Na análise dos objetos busca-se avaliar a sua utilização por usuários com necessidades especiais, como deficiência visual, auditiva, motora e intelectual. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |