O provimento do cargo do diretor na construção da escola democrática: uma reflexão para os gestores escolares do município de Rondinha
Resumo
Este estudo tem por finalidade realizar uma análise sobre a gestão escolar, tendo
como ponto de partida o provimento do cargo do (a) diretor (a) em uma escola
pública. Os aportes teóricos da pesquisa amparam-se, em parte, no manancial
reflexivo de Paro (1996, 2000, 2001, 2002, 2011) e também nos estudos de Lück
(1996), Dourado (2003), Libâneo (2004), Oliveira (2004) e em algumas normativas
legais que introduzem a gestão escolar pautada nos princípios democráticos. Sua
estrutura base está centrada nos mecanismos de participação e na gestão
democrática para a construção da função social da escola. Parte-se do pressuposto
de que, parte da função, está articulada ao papel que desempenha o diretor e
também do questionamento do processo de escolha do diretor e sua ligação com a
qualidade no ensino. A pesquisa segue a perspectiva metodológica da abordagem
qualitativa do tipo bibliográfica e tendo, como instrumento de coleta de dados, a
entrevista semi-estruturada. Dividida em três capítulos, procura-se estabelecer as
relações entre o político e o administrativo das práticas escolares, a organização do
cotidiano escolar e pedagógico, com foco para as formas de provimento do diretor e
por fim a gestão sob os princípios da participação. Está ultima análise conta com
uma entrevista realizada com uma diretora de uma escola estadual do município de
Rondinha – RS, que aceitou o convite para a entrevista e tem um perfil adequado
para este estudo. As respostas dessa profissional serviram de instrumento para
coleta de dados, através de um questionário semi-estruturado que posteriormente foi
analisado com base nos estudos bibliográficos realizados. Ao final foi possível
constatar que o diretor, enquanto articulador da equipe gestora, tem seu papel de
destaque na efetivação das mudanças necessárias, clamadas pela sociedade, frente
a décadas de influência política e econômica a educação. Porém, é necessária
participação efetiva de toda a comunidade escolar para que as mudanças
aconteçam.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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