A equipe gestora e a perspectiva da gestão democrática na construção de uma escola pública, autônoma e participativa
Visualizar/ Abrir
Data
2015-11-28Autor
Machado, Jéssica Cristine Viera
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente monografia de Especialização em Gestão Educacional tem como tema o Diretor Escolar e a Gestão Democrática. Desse modo, tem-se como objetivo geral analisar o trabalho do diretor escolar na construção de uma escola pública, autônoma e participativa, considerando a perspectiva da Gestão Democrática. Para a realização deste estudo, que se caracteriza por ser uma pesquisa de cunho qualitativo de tipo estudo de caso, foram elencados alguns objetivos específicos: analisar o processo de escolha dos gestores na Instituição educacional pública e suas implicações para a construção de um ensino de qualidade; compreender e demonstrar a importância da formação permanente dos diretores como gestores escolares públicos para a efetiva qualidade da gestão e consequentemente a melhoria da educação, observando através de questionamentos se há a integração da comunidade com a equipe gestora e escola e investigar como a equipe gestora de escolas da cidade e/ou região reage frente a desafios propostos como: por em prática a legislação, resolução de conflitos entre escola e comunidade, manutenção de um conselho escolar ativo, se consegue ou tenta seguir os preceitos de uma gestão democrática. Nesse viés, também é objetivo analisar o princípio da gestão democrática em consonância com o papel do diretor escolar. Pode-se concluir que as características particulares dos gestores influenciam fortemente na construção da gestão da escola, em suas funções gerais como: planejamento, organização, direção e avaliação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: