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dc.contributor.advisorSantos, Angela Nediane dos
dc.creatorConceição, Deuzelina Francisco da
dc.date.accessioned2016-04-15T12:35:57Z
dc.date.available2016-04-15T12:35:57Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1482
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article, whose theme is focused on the pedagogical practices applied in the teaching and learning of deaf students, aims to reveal the innovative experiences developed in the CAS - Service Centre for the Deaf. This draws attention to the role of the teacher who is facilitating public awareness and acceptance of individual differences, thus promoting learning through cooperation and inclusion. The entire investigative process was held in the premises of the CAS, where the deaf students receive daily educational follow a specialist in several areas. For the realization of this research was counted with the collaboration of three professors. The research conducted so far showed that it takes the involvement of all who serve students with special educational needs, that is, it is necessary that teachers, parents and students only condones an understanding on this matter. The article argues that bilingual education for the deaf, a process that should be taught in school and at home, thus ensuring the success of this innovative methodology. Special education in the perspective of inclusive education, advocating the teaching of LBS as a first language, leaving the Portuguese in the background. In this context, it appears that the inclusive school must adapt to different contexts so that all students have equal learning opportunities. Note, also, that for the bilingual education to achieve a satisfactory outcome is necessary for teachers fluent in LIBRAS, preferably the deaf, promote educational activities that will capture the attention and arouse students interest, either through lectures, seminars and workshops, making use of numerous educational resources related to Education of the deaf.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLibras (Língua Brasileira de Sinais)por
dc.subjectEducação bilínguepor
dc.subjectInclusãopor
dc.title"Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem"por
dc.title.alternative“Pedagogical practices applied to deaf students cas during the process of teaching and learning”eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de Atendimento aos Surdos. O presente chama a atenção para o papel do professor que consiste em possibilitar a conscientização e a aceitação das diferenças individuais, promovendo, assim, a aprendizagem por meio da cooperação e da inclusão social. Todo o processo investigativo realizou-se nas dependências do CAS, onde os alunos surdos recebem diariamente um acompanhamento pedagógico especializado em diversas áreas. Para a realização da presente pesquisa, contou-se com a colaboração de três professores da instituição. As pesquisas realizadas até então evidenciaram que é preciso um envolvimento de todos que atendem aos alunos com necessidades educacionais especiais, ou seja, é necessário que professores, pais e alunos compactuem de um só entendimento a respeito desse assunto. O artigo defende a educação bilíngüe para surdos, um processo que deve ser ministrado na escola e em casa, assegurando assim, o sucesso dessa metodologia inovadora. A Educação Especial, na perspectiva de educação inclusiva, preconiza o ensino de LIBRAS como primeira língua, deixando o português em segundo plano. Nesse contexto, depreende-se que a escola inclusiva deve se adaptar a diversos contextos para que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem. Nota-se, ainda, que para que o ensino bilíngüe atinja um resultado satisfatório é necessário que os professores fluentes em LIBRAS, de preferência os surdos, promovam atividades pedagógicas que cativem a atenção e despertem o interesse dos alunos, seja por meio de palestras, seminários e oficinas, fazendo uso dos inúmeros recursos didáticos direcionados à Educação dos surdos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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