Perspectivas em uma gestão escolar participativa: estudo de caso em uma escola do campo em São Francisco de Paula – RS
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Data
2018-06-30Autor
Rosa, Paulo Oberdan Gomes da
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No presente trabalho buscou-se analisar os obstáculos enfrentados pela instituição, na gestão escolar, referente à participação dos pais e/ou responsáveis e se os envolvidos sabem a importância de sua participação nesse processo que é uma ferramenta igualitária para execução de uma formação cidadã. Como objetivo geral procurou-se compreender as maneiras pelas quais a comunidade participa das decisões sobre o destino da escola. Para tanto, expõe um estudo sobre gestão escolar, gestão democrática e participativa, gestão escolar participativa e a realidade e o papel do gestor na escola pública. A pesquisa apontou como objetivos específicos: refletir, juntamente com a comunidade escolar, sobre o conceito de gestão democrática; discutir com a comunidade escolar os meios para a concretização da gestão democrática na escola. Além da pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de campo. O contato com a comunidade ocorreu de forma presencial, tanto nas residências dos envolvidos como na escola. Sendo uma abordagem qualitativa, um estudo de caso. Os dados foram recolhidos principalmente através de observação participante estando registrados em um diário de campo. Analisando se as ações da instituição, baseados nos fins da gestão, cumprem as disposições legais na Gestão Escolar contemplando a etapa de desenvolvimento e a perspectiva de construção de uma Gestão Democrática Participativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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