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dc.contributor.advisorRistow, Simaia Zancan
dc.creatorCunha, Claudia Viviane Santana
dc.date.accessioned2016-04-15T14:03:04Z
dc.date.available2016-04-15T14:03:04Z
dc.date.issued2010-12-13
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1484
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectRecursos metodológicospor
dc.subjectTecnologias assistivapor
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) como ferramenta potencializadora de habilidades para pessoas com deficiênciaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Gabriel, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação na área da educação são temas de debates, mas quando se trata da educação de pessoas com deficiências ela se torna quase obrigatória, uma vez que muitas pessoas dependem desse meio para ter acesso à aprendizagem, assim como para adquirir as competências básicas que são de direito de todo cidadão. Aliar as TIC s à educação desses sujeitos é garantir o direito de acesso ao conhecimento, possibilitando ao indivíduo uma chance de mostrar seu potencial como qualquer cidadão, inserido na sociedade do conhecimento. Neste estudo foi feito uma análise sobre o uso da TIC s no processo de desenvolvimento das habilidades de pessoas com deficiências. Para tanto foi empregada como metodologia a pesquisa bibliográfica descritiva abordando o tema "As tecnologias da informação e comunicação como ferramentas potencializadoras de habilidades para pessoas com deficiências". Os assuntos abordados foram a contextualização para a educação de pessoas com deficiências; os recursos metodológicos que podem fazer parte da prática docente visando uma educação de qualidade e inclusiva e, por fim algumas considerações sobre tecnologias assistivas. Na conclusão teórica do trabalho, pode-se afirmar que a educação de pessoas com deficiência e a tecnologia podem caminhar na mesma direção, com um único objetivo. A inclusão.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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