Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDuarte, Gustavo de Oliveira
dc.creatorMachado, Luciane Trindade Kaipers
dc.date.accessioned2018-11-21T13:34:46Z
dc.date.available2018-11-21T13:34:46Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14878
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of play activities in the teaching-learning related to the practice of physical education in the school setting among children 5-9 years old. To achieve these goals and get the information and data required, we used a questionnaire with open questions applied to four teachers who teach in kindergarten, 1st, 2nd and 3rd years in Teaching Elementary School New Santa Marta. The recreational activities are part of the universe of children and arouse a great interest in them and should therefore be used as an important teaching tool, recognizing them as an educational resource favors the assimilation of knowledge and intervention in learning disabilities. This study emphasizes how the play activities are important in school and Child Physical Education, also emphasizing its importance as a method of learning, of fundamental importance for the affective development, relational, social and cognitive child. The study allows us to state that the playfulness within the physical education classes develops motor and cognitive skills, stimulating social life and enabling the development and education of children in a meaningful and enjoyable way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDimensão lúdicapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPlayful dimensioneng
dc.subjectChildeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleAs contribuições da dimensão lúdica na construção do conhecimento e sua relação com a educação física escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem relacionado à prática da Educação Física, em âmbito escolar entre crianças de 5 a 9 anos de idade. Para alcançar tais objetivos e obter as informações e dados necessários, foi utilizado um questionário com perguntas abertas aplicado a quatro professoras que lecionam na Educação Infantil, 1°, 2° e 3° anos na Escola de Ensino Fundamental Nova Santa Marta. As atividades lúdicas fazem parte do universo das crianças e despertam um grande interesse por elas, devendo por isso serem utilizadas como um importante instrumento de ensino, reconhecendo-as como um recurso didático facilitador na assimilação de conhecimentos e intervenção em dificuldades escolares. O presente estudo enfatiza como as atividades lúdicas são importantes dentro das aulas e na Educação Física Infantil, destacando ainda a sua importância como método de aprendizagem, de fundamental importância para o desenvolvimento afetivo, relacional, social e cognitivo da criança. O estudo nos permite afirmar que a ludicidade dentro das aulas de Educação Física desenvolve as capacidades motoras e cognitivas, estimulando a vida social e possibilitando o desenvolvimento e formação da criança de uma maneira significativa e prazerosa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto