dc.contributor.advisor | Duarte, Gustavo de Oliveira | |
dc.creator | Machado, Luciane Trindade Kaipers | |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T13:34:46Z | |
dc.date.available | 2018-11-21T13:34:46Z | |
dc.date.issued | 2015-02-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14878 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This paper discusses the importance of play activities in the teaching-learning related
to the practice of physical education in the school setting among children 5-9 years
old. To achieve these goals and get the information and data required, we used a
questionnaire with open questions applied to four teachers who teach in
kindergarten, 1st, 2nd and 3rd years in Teaching Elementary School New Santa
Marta. The recreational activities are part of the universe of children and arouse a
great interest in them and should therefore be used as an important teaching tool,
recognizing them as an educational resource favors the assimilation of knowledge
and intervention in learning disabilities. This study emphasizes how the play activities
are important in school and Child Physical Education, also emphasizing its
importance as a method of learning, of fundamental importance for the affective
development, relational, social and cognitive child. The study allows us to state that
the playfulness within the physical education classes develops motor and cognitive
skills, stimulating social life and enabling the development and education of children
in a meaningful and enjoyable way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dimensão lúdica | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Playful dimension | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.title | As contribuições da dimensão lúdica na construção do conhecimento e sua relação com a educação física escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a importância das atividades lúdicas no processo
ensino-aprendizagem relacionado à prática da Educação Física, em âmbito escolar
entre crianças de 5 a 9 anos de idade. Para alcançar tais objetivos e obter as
informações e dados necessários, foi utilizado um questionário com perguntas
abertas aplicado a quatro professoras que lecionam na Educação Infantil, 1°, 2° e 3°
anos na Escola de Ensino Fundamental Nova Santa Marta. As atividades lúdicas
fazem parte do universo das crianças e despertam um grande interesse por elas,
devendo por isso serem utilizadas como um importante instrumento de ensino,
reconhecendo-as como um recurso didático facilitador na assimilação de conhecimentos
e intervenção em dificuldades escolares. O presente estudo enfatiza como as
atividades lúdicas são importantes dentro das aulas e na Educação Física Infantil,
destacando ainda a sua importância como método de aprendizagem, de
fundamental importância para o desenvolvimento afetivo, relacional, social e
cognitivo da criança. O estudo nos permite afirmar que a ludicidade dentro das aulas
de Educação Física desenvolve as capacidades motoras e cognitivas, estimulando a
vida social e possibilitando o desenvolvimento e formação da criança de uma
maneira significativa e prazerosa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |