dc.contributor.advisor | Trevisan, Patrícia Farias Fantinel | |
dc.creator | Cerqueira, Maria Amélia | |
dc.date.accessioned | 2016-04-15T14:26:56Z | |
dc.date.available | 2016-04-15T14:26:56Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1488 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Ensino regular | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.title | A inclusão escolar de estudantes surdos em escola municipal da cidade de Teófilo Otoni - MG | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Teófilo Otoni, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo se insere em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que busca desmistificar o processo de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino. Pretende-se demonstrar que a inclusão compreende um valor constitucional que em si deve consubstanciar na aceitação da diferença humana e no respeito à dignidade de cada um. A educação inclusiva coloca como meta para a escola o sucesso de todas as crianças, independentemente do nível de desempenho que cada um seja capaz de alcançar. Este estudo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular com a presença de interprete de língua de sinais. Professores e intérpretes foram entrevistados e seus depoimentos analisados. Esta pesquisa visa contribuir para reflexão a cerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando compreender seus efeitos, limites e possibilidades, buscando atitudes educacionais responsáveis e coerentes com o meio em que se insere; que é o ambiente escolar. O papel do intérprete é ainda uma ação pouco conhecida e que precisa ser mais refletida e reconhecida. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |