Programa Mais Educação - qualidade da gestão democrática da educação em tempo integral em uma escola municipal de ensino fundamental no município de Sobradinho - RS
Resumo
O presente estudo tem como objetivo desmistificar o paradigma a respeito da educação integral, analisando os conceitos que vão de encontro a uma educação verdadeiramente abrangente e discutindo o papel do gestor frente a esses novos desafios. Apresenta reflexões sobre as contribuições e desafios de se desenvolver a gestão democrática escolar e compreender a gestão do Programa Mais Educação a fim de analisar e discutir a organização e as contribuições do programa na comunidade escolar, nas práticas escolares dos docentes e na vida dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória. A coleta das informações foi realizada através de um questionário aplicado à equipe de discentes envolvidos no Programa Mais Educação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. A análise das informações foi qualitativa e os resultados apresentados de forma descritiva. Constatou-se que nem todos os discentes acreditam que o programa Mais Educação é uma oportunidade para a escola proporcionar aos educandos atividades educativas que os contemplem na sua integralidade. Nesse contexto o gestor possui o papel de agregador, que dissemina os ideais do programa a fim de interligar todas as esferas da comunidade escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: