A formação continuada de professores: um trabalho em rede
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Data
2015-11-28Autor
Müller, Ângela Denise Riske
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A pesquisa reflete acerca da gestão da formação continuada, tendo a perspectiva do trabalho em rede, e procura conhecer as concepções dos professores, dos gestores da Secretaria Municipal de Educação e Juventude e das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Santa Rosa, RS, em relação aos processos de formação continuada implementados, e os mecanismos de formação autônoma dos sujeitos. Resulta da necessidade de refletir sobre a efetividade de programas de formação continuada e processos autônomos para qualificar o processo de ensino. Apresenta paralelo entre a concepção dos professores e gestores, pela realização de questionário com questões abertas, a legislação pertinente e pesquisa bibliográfica. Divide-se em cinco capítulos: a metodologia empregada na pesquisa, de cunho qualitativo, pelo estudo de caso e pela análise de conteúdo, envolvendo gestores educacionais, escolares e professores; as concepções relativas ao termo formação continuada, considerando os olhares dos gestores e professores, da legislação de ensino e referencial bibliográfico; a formação continuada em rede como possibilidade de qualificar processos e atender expectativas; limites e desafios que a formação continuada apresenta, tanto individualmente como no coletivo; e perfil do profissional que escolhe a docência diante dos desafios da contemporaneidade. Conclui-se ser necessário que o profissional da educação se comprometa com a formação continuada, autônoma ou em rede, como exigência inerente à profissão. Também aponta para a necessidade de escolas e redes de ensino oferecerem condições para a formação continuada, mas também para o professor que precisa ser proativo e buscar mecanismos para sua própria formação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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