O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle
Resumo
As possibilidades de acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem tornam-se limitadas diante das ferramentas disponíveis nestes ambientes, desta forma estes instrumentos necessitam de adaptações. Assim, este trabalho procurou realizar pesquisas sobre Tecnologias e inclusão analisando o potencial dos AVA para o acesso de pessoas com surdez, bem como, se estes recursos podem ser adaptados para atender às necessidades de aprendizagem. Estas problematizações levam à reflexão de como os AVA estão colaborando nos processos inclusivos, bem como se estão sendo selecionados materiais e ações com potencial inclusivo ou, até mesmo, se o potencial inclusivo é levado em consideração para realização de adaptação. A metodologia utilizada para realização do trabalho foi a pesquisa exploratória (Gil, 2007). Esta pesquisa procurou delianear as possibilidades a partir da seleção de uma disciplina do Curso de especialização de Tecnolocias da Informação e da Comunicação aplicadas a Educação, delineando possíveis limites e possibilidades para a realização de adaptações visando a inclusão de alunos com surdez. Diante das análises e discussões foi possível verificar que as ferramentas dos ambientes de aprendizagem não possuem opções de adaptação ou inserção do recurso para gravar um vídeo, assim necessitamos de alguns recursos externos às páginas como a legendagem e as janelas de Libras. Assim, procuramos realizar possíveis sugestões para a adaptação das ferramentas utilizadas favorencendo processos de aprendizagem que levem em consideração as barreiras comunicacionais existentes em ambientes de ensino aprendizagem para estudantes surdos.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: