Análise da competitividade da utilização do hidrogênio como combustível na mobilidade
Resumo
Os combustíveis de origem fóssil são largamente utilizados para a mobilidade,
consumindo uma larga porção da matriz energética mundial. Contudo, com a
crescente preocupação em buscar alternativas ambientalmente benignas e
renováveis, surge espaço para outros recursos energéticos. O hidrogênio surge
como um potencial substituto aos combustíveis de origem fóssil, podendo ser obtido
a partir de diversos recursos primários, como água, biomassa, etanol, gás natural,
entre outros. Para se utilizar o hidrogênio como combustível, para fins de
mobilidade, algumas etapas precisam ser competitivas, como a produção,
armazenamento, distribuição e emprego do hidrogênio em veículos. Desta forma, o
objetivo deste estudo foi construir uma modelagem para avaliar e mensurar a
competitividade dos cenários que utilizam hidrogênio na mobilidade. A modelagem
proposta foi desenvolvida com base em 4 Pontos de Vistas Fundamentais (PVFs),
32 Fatores Críticos para o Sucesso (FCS), encontrados com base na recorrência
bibliográfica e documental, aos quais posteriormente foram construídos 37
indicadores de desempenho utilizando os pressupostos alusivos ao Key
Performance Indicators (KPIs). A estruturação da modelagem e definição do nível de
importância para cada FCS foi realizada com base em alguns elementos da
abordagem multicritério de apoio a decisão. Posteriormente a modelagem foi testada
em alguns cenários da América do Norte e Europa, com uma consulta a 7
especialistas da área, provenientes de empresas, centros de pesquisa e
universidades, com forte ligação com as tecnologias do hidrogênio. O nível de
avaliação geral dos cenários investigados foi definido como “potencialmente
competitivo”. O panorama geral mostra que ações mais contundentes precisam ser
aplicadas a fim de alcançar cenários “altamente competitivos”.
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