Toondoo: o uso de histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem na formação continuada de professores
Resumo
Este artigo analisa um trabalho desenvolvido como parte de um curso de formação continuada de professores, implementado na escola municipal Pão dos Pobres em Santa Maria-RS. Teve como objetivos contribuir na formação continuada de professores com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); apresentar o editor de histórias em quadrinhos (HQ) Toondoo, para os professores utilizarem como recurso pedagógico; mostrar o uso de HQ como estratégia de ensino e aprendizagem; e incentivar o uso de TICs no processo de ensinar e aprender. A atividade consistiu em um fórum no Moodle que requeria a elaboração de HQ por meio do editor de HQ on-line. A análise dos dados foi realizada a partir das HQ elaboradas e dos discursos produzidos pelos professores sobre a utilização do Toondoo em suas áreas de atuação. Além disso, esteve ancorada nos pressupostos da metodologia de Lefèvre e Lefèvre (2003), sobre o Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que não houve dificuldades com o Toondoo, pois os professores conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQ. Mostraram-se encantados com o software e com a proposta de usar HQ nas suas diferentes áreas de atuação. O trabalho incentivou esse grupo de educadores a utilizarem as TICs em seu cotidiano, pois, além de produzirem as HQ com o editor on-line, puderam interagir no fórum de discussões, postando seu desenho e realizando comentários e diálogos sobre o tema. Entretanto, observou-se como limitação que poderia ter sido abordado o assunto de como elaborar uma HQ, visto que no uso das TICs não basta apresentar uma tecnologia, é preciso instrumentalizar os professores para utilizá-las.
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