dc.contributor.advisor | Santos Neto, Luiz Antônio dos | |
dc.creator | Cattelan, Solange Moreira | |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T15:36:22Z | |
dc.date.available | 2016-04-18T15:36:22Z | |
dc.date.issued | 2011-05-30 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1503 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article presents a study about the perception of educators, who are working at Elementary
School, about the Internet in the education. The objective of the work is to investigate the role and the
relevance of the Internet in education and in professional lives of educators, examining issues such as
access, use in the classroom and planning, contribution/irrelevance for the education, professional
actuation, teaching-learning process. This research presents a qualitative approach, with a descriptive
focus involving bibliographic research and using as technique of data collection, the questionnaire.
The research was developed with educators who act in different levels/years of Elementary School,
from public schools in the municipality of São Gabriel/RS. The results indicate that the Internet is used
by the educators, both in personal and professional sphere and that it is present in their planning. The
educators they also believe that the Internet can contribute to the education in order to facilitate the
process of teaching and learning. However, the use of this media in the classroom, in the practice of
educators, is not realized. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.title | Internet e educação: o que pensam os educadores | por |
dc.title.alternative | Internet and education: what educators think | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo faz um estudo sobre a percepção de educadores, atuantes no Ensino Fundamental, acerca
da Internet na educação. Objetiva-se desta forma, investigar o papel e a relevância da Internet na
educação e vida profissional dos educadores, analisando aspectos como acesso, utilização em sala
de aula e planejamentos, contribuição/irrelevância para a educação, atuação profissional, processo
de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com enfoque
descritivo envolvendo pesquisa bibliográfica e utilizando como técnica de coleta de dados o questionário.
O público alvo desta pesquisa são educadores que atuam em diferentes séries/anos do Ensino
Fundamental, da rede de ensino público, do município de São Gabriel/RS. Os resultados indicam que
a Internet é utilizada pelos educadores, tanto no âmbito pessoal, como profissional e que a mesma
está presente em seus planejamentos. Os educadores acreditam que a Internet pode contribuir para
a educação, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, a utilização dessa
mídia em sala de aula, na prática dos educandos, não se efetiva. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |