Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAmaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.creatorPascotini, Matheus Tanuri
dc.date.accessioned2019-01-07T12:01:59Z
dc.date.available2019-01-07T12:01:59Z
dc.date.issued2018-12-01
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15226
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractEducational games are a new tool for viewing content in the classroom. They are very familiar to the new generations, games transform the student into an active character in the classroom. The main challenge of its use is to find or develop games that are both educational and fun. In order to do so, we analyzed the benefits of using classroom games, building teams for educational game development, and the advantages of developing models to aid in the process of complex tasks. This work brings a proposal of a model to the development of educational games, with the intention of simplify the first contact between the developers and the teacher. This model is based in fundamentals that aim a acessible use for all the knowledge áreas. As a result, we observed the effectiveness and feasibility of implementing this model in a multidisciplinary team. It is expected that the model fosters teachers' interest in creating educational games, and support new researches in this field.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos educacionaispor
dc.subjectEquipes multidisciplinarespor
dc.subjectModelospor
dc.subjectEducational gameseng
dc.subjectMultidisciplinary teameng
dc.subjectModelseng
dc.titleProposta de um modelo para criação de jogos educativospor
dc.title.alternativeProposal of model to create educational gameseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoOs jogos educacionais são uma nova ferramenta para abordar conteúdos no ambiente escolar. Atualmente eles são reconhecidos pelas novas gerações, e transformam o aluno em um personagem ativo em sala de aula. O principal desafio da utilização dessa ferramenta é construir soluções que apoiem o processo de ensino-aprendizagem e ainda sejam divertidos. Para isso foram analisados os benefícios de se usar jogos em sala de aula, a construção de equipes para desenvolvimento de jogos educacionais e as vantagens de desenvolver modelos para auxiliar no processo de tarefas complexas. O foco desta pesquisa é propor um modelo de criação de jogos educativos que facilite o diálogo inicial entre a equipe de desenvolvimento de jogos e o professor conteudista. Este modelo é montado em cima de fundamentos que buscam um uso acessível a todas as áreas do conhecimento. Como resultado, observou-se a eficácia e viabilidade de implementação desse modelo em uma equipe multidisciplinar. Espera-se que o modelo fomente o interesse dos professores pela criação de jogos educacionais, e que sirva como auxílio para novas pesquisas nesta área.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto