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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorDias, Ediomara da Silva
dc.date.accessioned2016-04-27T12:43:48Z
dc.date.available2016-04-27T12:43:48Z
dc.date.issued2005-03-22
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1522
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work presents considerations about the relationships established between the School Supervisor and the Professionls of Education, search as well as to promote reflections and questionaments in order to resignify and revaluate the these professionals’ practice, in a more democratic perspective for a quality education. The theoretical embasement found sustenance in FREIRE (1996): “placing the ethical responsibility in the exercise of the educational task, establishing possibities of new relationships between educators and students”; DEMO (1993/2001): “emphasizing the education continued as main piece of furniture of socialization of the knowlwdge”; MEDINA (1997): “work of the Supervisor centered in the teacher’s action”; PERRENOUD (2000): “reaffirming the school as foramtion space and information through innovative practices”; LIBÂNEO (1998/2001): “focusing the organization and the administration as means used for assure the good operation of the school intitution”; PLACCO (2002) “highlighting the partnership between Supervisor and teacher for the improvement of the pedagogic work in the school”; ALARCÃO (2001/2003) “mibilizing the whole community for the materialzation of the institutional project, wothout never losing the capacity to decide collectively, involving the different social actors”; among others. It’s approached the Education and the Social Function of the School, the Professionals of the Education, the Supervisor’s historical Context through the times, emphasizing the Supervisor’s function today as indispensable for doing pedagogic of the teacher close to the student, making possible changes. This new profile of Supervisor is being gested through the need of the search of the committed participation of the Professionals of the Education, seeking a quality education. For so much, this research was developed with teachers of the State School of Fundamental Teaching Cônego Ortiz, through a descriptive research, where we detached for this professional’s importance, which glimmers ways and innovative actions to highlight, seeking changes in the daily school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSupervisão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.titleA participação do supervisor escolar frente à gestão democrática para uma educação de qualidade: desafios atuaispor
dc.title.alternativeThe participation of the supervisor school front to the democratic administration for an education of quality: current challenges.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta considerações sobre as relações estabelecidas entre o Supervisor Escolar e os Profissionais de Educação, bem como busca promover reflexões e questionamentos a fim de ressignificar e reavaliar a prática destes profissionais numa perspectiva mais democrática para uma educação de qualidade. O embasamento teórico encontrou sustentação em FREIRE (1996): colocando a responsabilidade ética no exercício da tarefa docente estabelecendo possibilidades de novas relações entre educadores e educandos ; DEMO (1993/2001): enfatizando a viii educação continuada como principal móvel de socialização do saber ; MEDINA (1997): trabalho do Supervisor centrado na ação do professor ; PERRENOUD (2000): reafirmando a escola como espaço de formação e informação através de práticas inovadoras ; LIBÂNEO (1998/2001): enfocando a organização e a gestão como meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar ; PLACCO (2002): destacando a parceria entre Supervisor e professor para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico na escola ; ALARCÃO (2001/2003): mobilizando toda a comunidade para a concretização do projecto institucional, sem perder nunca a capacidade de decidir coletivamente, envolvendo os diferentes actores sociais ; entre outros. Aborda-se a Educação e a Função social da escola, os Profissionais da Educação, o Contexto histórico do Supervisor através dos tempos, enfatizando o papel do Supervisor hoje como imprescindível para o fazer pedagógico do professor junto ao aluno viabilizando mudanças. Este novo perfil de Supervisor está sendo gestado através da necessidade da busca da participação comprometida dos Profissionais da Educação visando uma educação de qualidade. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Ortiz, através de uma pesquisa descritiva, onde buscamos destacar a importância deste profissional, o qual vislumbra caminhos e ações inovadoras visando mudanças no cotidiano escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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