Aprender na era digital: o uso das TICs em curso pré-vestibular
Resumo
O uso das tecnologias é prática bastante comum em nosso dia a dia, não apenas para nós, como principalmente para as gerações mais novas. Por outro lado, o ambiente escolar ainda está pautado em modelos analógicos, tanto em termos de ensino quanto no que concerne ao uso de materiais pedagógicos. Fora das escolas tradicionais, nos cursos preparatórios para concursos de vestibulares e Enem essa realidade não é muito diferente, o modelo de escola formal é reproduzido, somado ao desafio de auxiliar o aluno a compreender em cursos de 4 a 10 meses o conteúdo de três anos de Ensino Médio. Frente a realidade deste aluno, nascido digital, esta pesquisa, de natureza dedutiva, se propôs a investigar, por meio da aplicação de um questionário, se/como os professores de uma rede de cursinhos pré-Enem e vestibulares estão se adaptando e inserindo as TICs em suas aulas, de que modo está ocorrendo essa inserção e qual a opinião desses professores com relação à inserção das TICs no âmbito de suas turmas. De modo satisfatório, confirmamos nossa hipótese de que há iniciativa, por parte dos professores, de inserir as TICs não apenas no momento das aulas, mas também extraclasse, por meio de indicações.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: