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dc.contributor.advisorVieira, Nara Joyce Wellausen
dc.creatorDiniz, Laura Ediane Paz
dc.date.accessioned2016-04-27T14:00:24Z
dc.date.available2016-04-27T14:00:24Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1528
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe article emphasizes the importance of the multifunctional rooms in the current educational system. An inclusive school provides an education concerned with all. Independent if the pupil presents or not special education needs. It is important that all the pupils have conditions of knowing, learning and living in an environment without prejudice which stimulates their creativity and which respect their rhythm of learning. The pupil with High abilities/Superendowment is regularly registered in a common school. But he does not receive the adequate attendance to his educational necessities, what causes, most of the time, lack of motivation and abandonment of the activities at school. Therefore, the attendance of the pupil with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources has the function of supplementing the school curriculum, in other words, the room of multifunctional resources must be a place where this pupil can better develop his knowledge and abilities accordin to the interests. Using the bibliographical research as methodology for the investigation, two important points are detached as conclusion of this study: first, for acting in this room, the teacher must be enabled in the area to carry out the attendance. The teacher who works in the room of multifunctional resources, beyond to help the pupil with high abilities/superendowment, he must help the school servants in which this pupil studies, in order the process of the school inclusion can occur. Second, the pupils with high abilities need adequate attendances that can promote academic, psychomotor and social development, which includes education methods suitable to their special necessities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispor
dc.titleAtendendo as necessidades educacionais dos alunos com altas habilidades/superdotação na sala de recursos multifuncionaispor
dc.title.alternativeAttending to the education necessities of pupils with high abilities/superendowment in the room of multifunctional resources.eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO artigo destaca a importância das salas multifuncionais no atual sistema educacional. Uma escola inclusiva proporciona uma educação voltada para todos, independente do aluno apresentar ou não necessidades educacionais especiais. É importante que todos os alunos tenham condições de conhecer, aprender e viver num ambiente sem preconceitos, que estimule suas potencialidades e respeite seu ritmo de aprendizagem. O aluno com altas habilidades/superdotação está regularmente matriculado na escola comum. No entanto, não recebe o atendimento adequado às suas necessidades educacionais, ocasionando, na maioria das vezes, desmotivação e abandono das atividades escolares. Portanto, o atendimento do aluno com altas habilidades/superdotação em sala de recursos multifuncionais tem a função de complementar o currículo escolar, ou seja, a sala de recursos multifuncionais deve ser um local onde este aluno possa melhor desenvolver seus conhecimentos e habilidades no que se tem interesse. Utilizando a pesquisa bibliográfica como metodologia para a investigação, dois pontos importantes podem ser destacados como conclusão desse estudo: em primeiro lugar, para atuar nesta sala, o professor deve estar capacitado na área para realizar o atendimento. O professor que atua em sala de recursos multifuncionais, além de auxiliar o aluno com altas habilidades/superdotação, deve auxiliar os funcionários da escola em que este aluno estuda para que se possa ocorrer o processo de inclusão escolar. Em segundo lugar, os alunos com altas habilidades necessitam de atendimentos educacionais adequados que possam promover desenvolvimento acadêmico, psicomotor e social, o que inclui métodos de ensino adaptados às suas necessidades especiais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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