Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorPietroski, Suzana
dc.date.accessioned2019-01-10T14:34:14Z
dc.date.available2019-01-10T14:34:14Z
dc.date.issued2015-01-11
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15297
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractAchieving youth awareness on environmental issues in a society bombarded daily for compulsive consumption is nothing simplistic task. For that we need to develop work methods enabling human beings to understand that their choices affect the environment to which it belongs and needs. This study presents the application of a methodology focused on the research, which has the intention to sensitize the youth for conscious consumption. When considering the essential knowledge for a critical purchase on environmental issues, the student is asked to build a product's life cycle, seeking data on the impacts generated in the production and disposal of this commodity chosen for the development of the work. The research was guided by an open constructive questionnaire, where questions, mediated by the teacher, the students moved in search of answers, and therefore, was considered by students challenging, with an understanding of the intent of the work plan by the students. Young people increased how to view a purchase, understanding it as beyond the act of consuming, signaling a reflection on future choices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducar pela pesquisapor
dc.subjectConsumo conscientepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducating for researcheng
dc.subjectConscious consumptioneng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleSensibilização de jovens para o consumo consciente utilizando a pesquisa como ferramenta de educação ambientalpor
dc.title.alternativeYouth awareness for conscious consumption using research tool as environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoAtingir a sensibilização de jovens quanto às questões ambientais em uma sociedade diariamente bombardeada para o consumo compulsivo é uma tarefa nada simplista. Para tanto é preciso desenvolver metodologias de trabalho que permitam ao homem a compreensão de que suas escolhas influenciam no meio ambiente ao qual faz parte e necessita. Este estudo apresenta a aplicação de uma metodologia voltada à pesquisa, que tem como intuito, sensibilizar os jovens para o consumo consciente. Ao considerar o conhecimento indispensável para uma compra crítica quanto às questões ambientais, o aluno é convidado a construir o ciclo de vida de um produto, buscando dados sobre os impactos gerados na produção e no descarte deste bem de consumo escolhido para o desenvolvimento do trabalho. A pesquisa foi orientada por um questionário construtivo aberto, onde as perguntas, mediadas pelo professor, moveram os estudantes na busca de respostas, e por tanto, foi considerada pelos estudantes um desafio, havendo uma compreensão da intenção do plano de trabalho pelos estudantes. Os jovens ampliaram a forma de visualizar uma compra, compreendendo-a como além do ato de consumir, sinalizando uma reflexão nas futuras escolhas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto