dc.contributor.advisor | Cechella, Claudio | |
dc.creator | Deuschle, Vanessa Panda | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:07:04Z | |
dc.date.available | 2016-04-27T14:07:04Z | |
dc.date.issued | 2008-01 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1529 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The dyslexia is a reading specific disorder, of linguistic order, which affects mainly
to read by phonological route, damaging the reading of new words and non-words. In recent
years, relations between the phonological awareness and the literacy, as well as with dyslexia,
has been the subject or research with different approaches.
The purpose in this work was to review the specific literature in search of
information that relate phonological awareness and dyslexia and as a way to deepen academic
and professional knowledge on the subject.
They were researched aspects about the normal acquisition of the written code,
definitions about phonological awareness, its relations with dyslexia and also diagnosis and
intervention of reading specific disorder.
At the end of this review, it was concluded that there is no consensus in the literature
about the definition of dyslexia, and whether or not there are factors associated with it.
Moreover, the deficit in phonological awareness seems to make as a main indicator in the
diagnosis of dyslexia, requiring specific interventions to the development of skills in
phonological awareness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Consciência fonológica | por |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Terapia | por |
dc.title | As relações entre consciência fonológica e dislexia | por |
dc.title.alternative | The relations between the phonological awareness and dyslexia | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Fonoaudiologia | por |
dc.description.resumo | A dislexia é um distúrbio específico de leitura, de ordem lingüística, que afeta
principalmente a capacidade de ler por rota fonológica, prejudicando a leitura de palavras
novas e pseudopalavras. Nos últimos anos, as relações da consciência fonológica com a
alfabetização, assim como com a dislexia, têm sido objeto de pesquisa com diferentes
enfoques.
O presente trabalho teve por objetivo revisar a literatura especializada em busca de
informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar
conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema.
Foram pesquisados aspectos relativos à aquisição normal do código escrito, definições
de consciência fonológica, suas relações com a dislexia e, ainda, sobre o diagnóstico e
intervenção nos distúrbios específicos de leitura.
Ao término desta revisão pode-se concluir que não há consenso na literatura sobre a
definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit
de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no
diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu
desenvolvimento. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências da Saúde | por |