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dc.contributor.advisorCechella, Claudio
dc.creatorDeuschle, Vanessa Panda
dc.date.accessioned2016-04-27T14:07:04Z
dc.date.available2016-04-27T14:07:04Z
dc.date.issued2008-01
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1529
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe dyslexia is a reading specific disorder, of linguistic order, which affects mainly to read by phonological route, damaging the reading of new words and non-words. In recent years, relations between the phonological awareness and the literacy, as well as with dyslexia, has been the subject or research with different approaches. The purpose in this work was to review the specific literature in search of information that relate phonological awareness and dyslexia and as a way to deepen academic and professional knowledge on the subject. They were researched aspects about the normal acquisition of the written code, definitions about phonological awareness, its relations with dyslexia and also diagnosis and intervention of reading specific disorder. At the end of this review, it was concluded that there is no consensus in the literature about the definition of dyslexia, and whether or not there are factors associated with it. Moreover, the deficit in phonological awareness seems to make as a main indicator in the diagnosis of dyslexia, requiring specific interventions to the development of skills in phonological awareness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectTerapiapor
dc.titleAs relações entre consciência fonológica e dislexiapor
dc.title.alternativeThe relations between the phonological awareness and dyslexiaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoA dislexia é um distúrbio específico de leitura, de ordem lingüística, que afeta principalmente a capacidade de ler por rota fonológica, prejudicando a leitura de palavras novas e pseudopalavras. Nos últimos anos, as relações da consciência fonológica com a alfabetização, assim como com a dislexia, têm sido objeto de pesquisa com diferentes enfoques. O presente trabalho teve por objetivo revisar a literatura especializada em busca de informações que relacionem consciência fonológica e dislexia como forma de aprofundar conhecimentos acadêmicos e profissionais sobre o tema. Foram pesquisados aspectos relativos à aquisição normal do código escrito, definições de consciência fonológica, suas relações com a dislexia e, ainda, sobre o diagnóstico e intervenção nos distúrbios específicos de leitura. Ao término desta revisão pode-se concluir que não há consenso na literatura sobre a definição de dislexia, bem como se há ou não fatores associados a ela. Além disso, o déficit de habilidades em consciência fonológica apresenta-se como um dos principais indicadores no diagnóstico de dislexia e necessita de intervenções específicas visando o seu desenvolvimento.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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  • Fonoaudiologia [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Fonoaudiologia

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