Objetos: do reuso ambiental a ressignificação teatral
Resumo
Esta Monografia de Especialização em Educação Ambiental apresenta o processo da pesquisa desenvolvido a partir de teorias embasadas em autores das Artes Cênicas e da Educação Ambiental. E com essas referências são relatadas as potencialidades que os objetos oferecem quando recombinados ou transformados, tanto no entrelaçamento entre corpo/objeto, onde o formato real se mantém intacto, mas que diante de ações criativas transmutam-se em múltiplos significados, quanto o objeto é descartado da sua função original e assim reutilizado para outros fins. Ambos os casos tiveram aplicabilidade: um em oficina de experimentação onde por meio de memórias alimentadas pelo lúdico, ocorreu o resgate pessoal do pesquisador, esboçando experiências empíricas com a fusão fragmentada na construção de objetos em reuso. E o outro numa Escola do Campo com estudantes do Ensino Fundamental que além dos experimentos de estudo, também encenou temáticas ecológicas onde foi enfatizada a inter-relação alunos/objetos cênicos. Diante desses pressupostos o objetivo maior foi sensibilizar e promover mudanças na integração com os objetos. Fato este que se justifica com a necessidade de fortalecer as práticas teatrais acopladas a reflexões coletivas direcionadas a redução do impacto ambiental. A metodologia utilizada é de relato de experiência fundamentada numa investigação de construção, experimentação e apresentação com alunos da referida escola rural, onde é destacada a importância da sustentabilidade diante da cultura do descarte e consumo. Enfim, que a "ressignificação e reuso de objetos" sejam praticados como proposições pedagógicas para que ocorra um maior envolvimento artístico-ambiental.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
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