dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Domingues, Sabrina Chaves | |
dc.date.accessioned | 2019-01-14T11:06:57Z | |
dc.date.available | 2019-01-14T11:06:57Z | |
dc.date.issued | 2018-12-12 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15334 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | This research is about the literacy of subjects with Intellectual Impairment, which arose
from the interest in researching what resources are used to enhance the development
and learning of students with Intellectual Impairment. As a general objective, it was
decided to identify how the teachers of the Multifunctional Resource Rooms of the
municipal public network of a city in the central region of Rio Grande do Sul (RS),
execute their work with students with intellectual impairment that are not literate in the
final years of elementary school. It was also intended to present a conceptualization
about pedagogical resources and which ones are available in schools for this process.
The research was made with three teachers of Multifunctional Resource Rooms in a
city of the central region of Rio Grande do Sul. In order to reach the purposes of this
study, a script of semi-structured interviews was elaborated previously and was applied
to the participants, who authorized the recording of the interviews, and later the
transcription of those for a better understanding of the answers. During the analysis of
the data, based on the topics covered by the participants in the interviews, it was
possible to elaborate two categories: Pedagogical resources for subjects with
Intellectual Impairment and Strategies of teaching for students with Intellectual
Impairment, which helped in the discussion and understanding of the data, relating
them to some bibliographies. According to the data of this research, it presents as
results the Pedagogical Resources that are made available by the schools, as well as
those used by the teachers of the Multifunctional Resource Rooms. In conclusion, the
results reveal that the teachers of the Multifunctional Resource Room, execute their
work in cooperation with the teachers of the common classes and, within their
differentiated teaching practices, are able to utilize the pedagogical resources that are
available in schools as well as the materials that they produce for their students,
according to the specificity and need of each one. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Intellectual impairment | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.title | Estratégias de ensino para alfabetização de sujeitos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino regular | por |
dc.title.alternative | Teaching strategies for students with intellectual impairmentin the final years of regular education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a temática alfabetização de sujeitos de com Deficiência Intelectual, que
surgiu do interesse em pesquisar quais os recursos são utilizados para potencializar o
desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. Como objetivo
geral definiu-se identificar a forma como os professores das Salas de Recursos
Multifuncionais, da rede pública municipal de uma cidade da região Central do RS, realizam
seus trabalhos para os alunos com Deficiência Intelectual não alfabetizados, nos anos finais
do ensino fundamental. Pretendeu-se, também, apresentar conceituação sobre recursos
pedagógicos e quais são disponibilizados nas escolas para esse processo. A pesquisa foi
realizada com três professores das Sala de Recursos Multifuncionais, de uma cidade da
região Central do Rio Grande do Sul. Para se atingir os propósitos deste estudo, previamente
foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturadas, que foi aplicado aos participantes,
ocasião em que eles autorizaram a gravação dos áudios, e posteriormente a transcrição para
a melhor compreensão das respostas. Durante a análise dos dados, com base nos temas
abordados pelas participantes nas entrevistas, foi possível a elaboração de duas categorias
sendo elas: Recursos pedagógicos para sujeitos com Deficiência Intelectual e Estratégias de
ensino para alunos com Deficiência Intelectual, as quais auxiliaram na discussão e
compreensão dos dados, relacionando-os com algumas bibliografias. De acordo com os
dados desta pesquisa, apresenta-se como resultados os Recursos Pedagógicos que são
disponibilizados pelas escolas, bem como os utilizados pelos professores das Salas de
Recursos Multifuncionais. Enfim, os resultados mostram que as professoras das Salas de
Recursos Multifuncionais, tentam realizam seus trabalhos articulados aos trabalhos das
professoras das salas de aula comum, utilizando dentro das suas práticas diferenciadas de
ensino, os recursos pedagógicos que podem ser tantos os disponibilizados pelas escolas,
quanto os que elas produzem para seus alunos, de acordo com a especificidade e
necessidade de cada um. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |