dc.contributor.advisor | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Dalpiaz, Alencar | |
dc.date.accessioned | 2016-04-27T14:52:05Z | |
dc.date.available | 2016-04-27T14:52:05Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1534 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work is a reflection on the relationship between high school and work. Shows the construction of human knowledge in close connection with the process of production and reproduction of the actual conditions of human labor. Discusses the disaffection, low quality, repetition and dropout in high school as causes of socio-economic and not only as domestic issues to the school. The pedagogical actions occur in a specific cultural-political context, making the educational and social spheres suffer mutual interference. It is emphasized that any analysis of the education can not be untied from the sad reality of poverty in Brazil. The intention is not to defend the whole range of high school is focused on training, but offer from public politics interventions, perspectives the student interested in entering the world of work immediately. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.title | Ensino médio x mercado de trabalho: do ideal e uniforme ao real e à diversidade | por |
dc.title.alternative | Secondary education x labor market the ideal and the real standard and diversity | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho é uma reflexão sobre as relações entre o Ensino Médio e o Trabalho. Apresenta a construção do conhecimento humano em estreita relação com o processo de produção e reprodução das condições efetivas do trabalho humano. Discute o desinteresse, a baixa qualidade, a evasão e a repetência no Ensino Médio como causas dos problemas sócio-econômicos e não somente como questões internas à escola. As ações pedagógicas se dão em um contexto político-cultural específico, fazendo com que as esferas educativa e social sofram interferências mútuas. Ressalta-se que qualquer análise acerca da educação não pode estar desvinculada da triste realidade de pobreza no Brasil. A intenção não é a defesa de que toda a oferta de Ensino Médio seja voltada à formação profissional, mas oferecer, a partir de políticas públicas integradas, perspectivas ao aluno interessado na inserção imediata no mundo de trabalho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |