dc.contributor.advisor | Martins, Geomar Machado | |
dc.creator | Vital, Davi Martins Lamas | |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T14:04:11Z | |
dc.date.available | 2016-04-29T14:04:11Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1547 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD, RS, 2014 | por |
dc.description.abstract | This paper presents an statistical study of the energetic consumption of electrical traction and braking in urban trains at a Brazilian company. The energy consumption of each inter-stations segments are analyzed through comparisons and correlations. It is shown how much of the energy consumption depends on the driving and how much energy is spent on the rheostatic braking. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Eficiência energética | por |
dc.subject | Trem urbano | por |
dc.subject | Tração elétrica | por |
dc.subject | Quantificação energética estatística | por |
dc.title | Análise estatística inicial do perfil de consumo energético de um trem metropolitano | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo estatístico do consumo energético de tração e de frenagem elétrica em trens metropolitanos de uma operadora brasileira. São analisados os consumos em cada trecho entre estações através de comparações e correlações. Mostra-se quanto do consumo energético varia em função da marcha impressa pelo condutor e quanta energia é perdida em frenagem reostática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |