A formação continuada dos gestores escolares sob a pespectiva da gestão democrática
Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a importância da formação continuada
para os gestores escolares e os benefícios que a mesma pode trazer no dia a dia do
exercício da sua prática. Buscou-se também verificar conhecimentos teóricos sobre
gestão escolar e sua relação com a prática, conceituar gestão democrática e
compreender historicamente a Gestão Escolar, bem como a mesma se constituiu
nas escolas públicas brasileiras, e refletir sobre a relevância da formação continuada
para o gestor escolar. A partir da efetivação da Constituição Federal e da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação, um novo perfil de gestor é apontado. Estabelecida
como uma das principais atribuições desse gestor, a implementação da gestão
democrática permite que a comunidade escolar participe e tenha voz na gestão da
escola pública. Diante de tamanho desafio, se faz necessário uma formação
contínua e permanente. Dessa forma, através de estudo bibliográfico e pesquisa
qualitativa, baseando-se no referencial teórico de autores importantes como Heloísa
Luck(2009), Gadotti(1994), Libâneo(2001), foram apontados subsídios teóricos que
reforçam a importância da formação continuada para o gestor. Esse estudo trouxe
como exemplo o grupo de estudos “Uma escuta compartilhada”, que ocorreu ao
longo do ano de 2018 no município de Canoas, trazendo maior qualificação
profissional à prática das diretoras das Escolas Municipais de Educação Infantil.
Através desse estudo, concluiu-se que a formação continuada e sistêmica dos
gestores escolares é extremamente relevante para qualificar o trabalho pedagógico
realizado nas escolas públicas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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