Análise sobre o projeto político-pedagógico de uma escola municipal de Três Passos/RS
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Data
2018-12-01Autor
Radtke, Margarete Eliane Schütz
Metadata
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A presente monografia de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM) tem como temas Gestão Escolar Democrática e Projeto Político-Pedagógico (PPP). Objetiva analisar o Projeto Político-Pedagógico de uma escola Municipal de Três Passos/RS, considerando a relevância do documento para a comunidade escolar. A pesquisa tem abordagem qualitativa através da análise do PPP e distribuição de questionários a alunos, pais, professores e funcionários. A fundamentação teórica é organizada a partir de dois eixos: gestão democrática, a partir de Lück et al., (2000), Gutierrez e Catani (2013), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) entre outros; e Projeto Político-Pedagógico, a partir de Veiga (2013), Santiago (2013), Neves (2013) entre outros. A pesquisa permitiu compreender que existe falta de participação de todos os segmentos no processo educativo escolar, falta de conhecimento acerca do PPP por pais e estudantes. Compreendeu-se que a gestão escolar precisa ter persistência e buscar cada vez mais a participação da comunidade escolar, pensar nos alunos como os principais coautores de sua caminhada e os pais como seguidores da escola, que ajudam, participam, opinem, e com isto, auxiliar o quadro pedagógico a desenvolver projetos e aprendizagem com maior sentido e entendimento. Como diz Veiga (2003), para desenvolver uma gestão participativa, cujas responsabilidades são distribuídas, é condição para fortalecer vínculos dos membros com a instituição e com o trabalho proposto.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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