O livro virtual contando uma história criada pelas crianças de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental em processo de alfabetização na EMEF Justino Camboim, em Sapucaia do Sul – RS
Visualizar/ Abrir
Data
2014-12-19Autor
Stabel, Maria Cristina Tognotti Meneghini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este artigo mostra alguns resultados teóricos e práticos do uso da mídia informática como ferramenta de apoio pedagógico ao processo de alfabetização no espaço da sa-la de aula de uma turma de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do município de Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul. Nesta oportunidade, buscou-se referencial teórico sobre o uso pedagógico desta mídia. A pesquisa realizada buscou investigar como a construção de histórias e sua ilustração por intermédio da mídia informática pode resignificar o aprendizado durante o processo de alfabetização. O objetivo des-te trabalho consistiu em utilizar as ferramentas disponibilizadas através desta mídia para a criação de histórias publicadas através de um livro virtual da turma, traba-lhando desta forma o processo de alfabetização de forma contextualizada, criando oportunidade para o exercício da criatividade e autoria dos alunos. A metodologia utilizada passou por uma revisão de literatura e um estudo de caso, sendo denomina-da de qualitativa de caráter exploratório. A principal conclusão extraída diz respeito à autonomia e à criatividade demonstradas pelos alunos ao criarem o seu livro virtu-al e seu crescente interesse pela escrita, na tentativa de criarem suas histórias, atra-vés da análise linguística.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: