A psicomotricidade para os alunos da educação infantil
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Data
2015-02-28Autor
Scrimini, Elisiane Bortoluzzi
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Hoje em dia a influência do desenvolvimento na educação infantil é de fundamental importância na formação do cidadão consciente na sociedade em que vive, e o desenvolvimento da psicomotricidade está entre uma das atividades que devem ser realizadas pelos alunos da educação infantil, pois a mesma contribui para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino aprendizagem. Para este estudo utilizou-se da pesquisa qualitativa que busca a imprevisibilidade e a originalidade, formando assim relações interpessoais e sociais. Foi realizada a Bateria Psicomotora de Fonseca (1995) com sete crianças na idade de quatro anos completos que frequentavam a Turma de Maternal II da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Inocente do Município Restinga Seca. O principal objetivo desta pesquisa foi identificar as dificuldades de aprendizagem relacionando a psicomotricidade nos alunos da Educação Infantil. No instrumento utilizado, todas as crianças participantes obtiveram pontuação entre 14 e 21 pontos o que significa que as mesmas estão no índice de aprendizagem normal, portanto não apresentando dificuldades, porém ao observarmos individualmente cada um dos subfatores pesquisados pode-se inferir que algumas crianças apresentaram determinadas restrições psicomotoras em determinados subfatores, o que permite concluir que, mesmo em crianças classificadas dentro da normalidade para a faixa etária, estas dificuldades podem interferir no processo de aprendizagem. Sendo assim, concluí-se que os testes podem auxiliar de forma benéfica a aprendizagem na Educação Infantil atuando no comportamento motor e psíquico das crianças.
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