dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Drabach, Neila Pedrotti | |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T11:24:44Z | |
dc.date.available | 2016-05-03T11:24:44Z | |
dc.date.issued | 2009-01-26 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1573 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Face to the changes in education, it is necessary to reflect on the field in which such
innovations are placed in order to understand and act in these spaces with
consciousness. Accordingly, this research presents the field in which the
institutionalization of "Democratic Management of Public Education" provided the
principle of public education in 1988 through the Brazilian Constitution. It introduces a
new type of school organization, no longer based on the assumptions of the
administration raised as hierarchical and bureaucratized, but the principles of
management, perceived as more democratic. Thus, there is the proposition of
reviewing the theoretical formation of the field in which these rules are defined to
identify and understand the advanced theoretical concepts that build the foundations
of school administration in Brazil; the principles of school management are in the
context in which critics are made to the model of school administration and
management, and identify the elements that converge to the institutionalization of
democratic school management, distinguishing the changes and continuities in
relation to the first elaborations of this field. Therefore, the research is supported in a
qualitative approach, using the procedure of review of literature, presenting thus the
interpretation of a fact material in written literature. Among the relationship between
the theoretical bases of the administration and school management it can be
identified the paradox between the economic and social forces, indicating that this
field is still based on the division of labor founded on the capitalist organization of
society. Simultaneously, it presents the possibility of changes in which the spaces of
participation achieved in the democratic management can offer alternatives for
building a democratic public space. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Administração escolar | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Campo teórico | por |
dc.title | Dos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidades | por |
dc.title.alternative | From the first writings on school administration in Brazil to writings on school management: changes and continuity | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Frente às mudanças que se instauram no âmbito educacional, faz-se necessário
refletir sobre o campo em que se dão tais inovações a fim de compreender e atuar
nestes espaços de forma consciente. Neste sentido, esta pesquisa problematiza o
campo em que se situa a institucionalização da “Gestão Democrática do Ensino
Público”, assegurada como princípio da educação pública em 1988, através da
Constituição Federal. Esta normativa introduz um novo tipo de organização escolar,
não mais calcado nos pressupostos da Administração, evocados como hierárquicos
e burocratizados, mas, sim, nos princípios da Gestão, entendidos como mais
democráticos. Diante disso, apresenta-se a proposição de retomar a constituição
teórica do campo em que se assenta esta normativa, a fim de identificar e
compreender as concepções teóricas pioneiras que edificam as bases da
administração escolar no Brasil; situar o contexto em que se constrói a crítica ao
modelo de administração escolar e se gesta os princípios da gestão escolar; e
identificar os elementos que convergem à institucionalização da gestão escolar
democrática, demarcando as mudanças e continuidades em relação às primeiras
elaborações deste campo. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa,
utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, apresentando, assim, a
interpretação de uma realidade materializada em escritos bibliográficos. Dentre as
relações estabelecidas entre as bases teóricas da administração e gestão escolar
pode-se identificar o paradoxo entre as forças sociais e econômicas, apontando que
este campo continua a se assentar na divisão do trabalho baseado na organização
capitalista da sociedade. Ao mesmo tempo, apresenta-se a possibilidade de
mudanças, na medida em que os espaços de participação conquistados na gestão
democrática podem oferecer alternativas de construção de um espaço público
democrático. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |