Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorDrabach, Neila Pedrotti
dc.date.accessioned2016-05-03T11:24:44Z
dc.date.available2016-05-03T11:24:44Z
dc.date.issued2009-01-26
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1573
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractFace to the changes in education, it is necessary to reflect on the field in which such innovations are placed in order to understand and act in these spaces with consciousness. Accordingly, this research presents the field in which the institutionalization of "Democratic Management of Public Education" provided the principle of public education in 1988 through the Brazilian Constitution. It introduces a new type of school organization, no longer based on the assumptions of the administration raised as hierarchical and bureaucratized, but the principles of management, perceived as more democratic. Thus, there is the proposition of reviewing the theoretical formation of the field in which these rules are defined to identify and understand the advanced theoretical concepts that build the foundations of school administration in Brazil; the principles of school management are in the context in which critics are made to the model of school administration and management, and identify the elements that converge to the institutionalization of democratic school management, distinguishing the changes and continuities in relation to the first elaborations of this field. Therefore, the research is supported in a qualitative approach, using the procedure of review of literature, presenting thus the interpretation of a fact material in written literature. Among the relationship between the theoretical bases of the administration and school management it can be identified the paradox between the economic and social forces, indicating that this field is still based on the division of labor founded on the capitalist organization of society. Simultaneously, it presents the possibility of changes in which the spaces of participation achieved in the democratic management can offer alternatives for building a democratic public space.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdministração escolarpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectCampo teóricopor
dc.titleDos primeiros escritos sobre administração escolar no Brasil aos escritos sobre gestão escolar: mudanças e continuidadespor
dc.title.alternativeFrom the first writings on school administration in Brazil to writings on school management: changes and continuityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoFrente às mudanças que se instauram no âmbito educacional, faz-se necessário refletir sobre o campo em que se dão tais inovações a fim de compreender e atuar nestes espaços de forma consciente. Neste sentido, esta pesquisa problematiza o campo em que se situa a institucionalização da “Gestão Democrática do Ensino Público”, assegurada como princípio da educação pública em 1988, através da Constituição Federal. Esta normativa introduz um novo tipo de organização escolar, não mais calcado nos pressupostos da Administração, evocados como hierárquicos e burocratizados, mas, sim, nos princípios da Gestão, entendidos como mais democráticos. Diante disso, apresenta-se a proposição de retomar a constituição teórica do campo em que se assenta esta normativa, a fim de identificar e compreender as concepções teóricas pioneiras que edificam as bases da administração escolar no Brasil; situar o contexto em que se constrói a crítica ao modelo de administração escolar e se gesta os princípios da gestão escolar; e identificar os elementos que convergem à institucionalização da gestão escolar democrática, demarcando as mudanças e continuidades em relação às primeiras elaborações deste campo. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, apresentando, assim, a interpretação de uma realidade materializada em escritos bibliográficos. Dentre as relações estabelecidas entre as bases teóricas da administração e gestão escolar pode-se identificar o paradoxo entre as forças sociais e econômicas, apontando que este campo continua a se assentar na divisão do trabalho baseado na organização capitalista da sociedade. Ao mesmo tempo, apresenta-se a possibilidade de mudanças, na medida em que os espaços de participação conquistados na gestão democrática podem oferecer alternativas de construção de um espaço público democrático.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples