dc.contributor.advisor | Ilha, Phillip Vilanova | |
dc.creator | Henkel, Queila Martins | |
dc.date.accessioned | 2019-03-11T13:19:57Z | |
dc.date.available | 2019-03-11T13:19:57Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15857 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The National Curriculum Parameters (PCN) of Physical Education offers to the student, through the Human Movement Culture, the incorporation of knowledge, values and skills, mainly expressed in the demonstrations of the sport, play, gymnastics, fight and dance. Thus, considering the importance and the influence of the PCN to Physical Education in the initial grades, as well as the importance to the pedagogical support, methodological and planning of Physical Education classes, this study aimed to verify the influence of PCN to the plans and content developed in Physical Education of the fourth grade of Elementary School. The sample consisted of six teachers in the fourth grade of Elementary School in the city of Nova Hartz, RS. A questionnaire with eleven open questions was used as a tool of data collection and analysis of the data content. Through the observed results it was found that most teachers were women, formed in Full Degree in Physical Education and they had few time of performance in teaching. The contents developed were in line with the proposed PCN, but there is no contemplation of all content, with the absence of the themes of fight and knowledge of the body. However, the PCN represent to the teachers a contribution to the planning of lessons, theoretical framework, a reference to the work plan and methodology to be followed in the development of content. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | National curriculum parameters | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Primary education | eng |
dc.title | Parâmetros curriculares nacionais – Educação Física: sua influência no planejamento das aulas nos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | National curriculum parameters – Physical Education: their influence to the planning of classes in the initial grades | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física oportunizam ao aluno, através da Cultura de Movimento Humano, a incorporação de conhecimentos, valores e habilidades, expressos principalmente nas manifestações do esporte, do jogo, da ginástica, da luta e da dança. Dessa forma, pensando na importância e na influência dos PCN para a Educação Física nos anos iniciais, bem como na importância ao apoio pedagógico, metodológico e ao planejamento das aulas de Educação Física, a presente pesquisa teve como objetivo verificar a influência dos PCN nos planos de aula e conteúdos desenvolvidos na Educação Física do quarto ano do ensino fundamental. A amostra foi constituída por seis professores do quarto ano do Ensino Fundamental do município de Nova Hartz/RS. Utilizou-se como ferramenta de coleta de dados um questionário com onze questões abertas e para análise dedados, a análise de conteúdo. Por meio dos resultados observados, constatou-se que a maioria dos professores era do sexo feminino, formados em Licenciatura Plena em Educação Física e possuíam pouco tempo de atuação no magistério. Os conteúdos desenvolvidos estavam em consonância aos propostos pelos PCN, não havendo, porém, contemplação de todos os conteúdos, com ausência dos temas de lutas e conhecimentos sobre o corpo. Contudo, os PCN representam, aos professores, um aporte para o planejamento das aulas, referencial teórico, referencial para o plano de trabalho e metodologia a ser seguida no desenvolvimento dos conteúdos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |