Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Marcia Rejane Julio
dc.creatorSchiavon, Andréia Bregalda
dc.date.accessioned2019-03-11T14:08:54Z
dc.date.available2019-03-11T14:08:54Z
dc.date.issued2015-02-20
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15859
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe stimulation of movement aims to help the child, especially in early childhood, in their development in psychomotor, cognitive, social, emotional, and language skills, trying to keep it active and dynamic, through forms of expressions, play, games and exercise, increasing the affectivity and the relationship between the child and the educator. This work aimed to verify the importance of movement stimulation in child development in the early years, in the perception of teachers. For this, a semi-structured questionnaire was applied to the teachers of the Divino Mestre Public School, located in the city of Paraí, in Rio Grande do Sul state. Five (5) teachers participated in the survey, who work from first to fifth graders. The data obtained in the survey were analyzed and compared with the theories of some experts in the field. The data presented indicated that the teachers involved in the research consider the stimulation important for the child's development. The stimulation is not an activity to skip phases, but to provide the best conditions for child development. At school, it is important that teachers understand the need to improve their professional skills to practice the stimulation activities, in order to improve the quality of work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstimulaçãopor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectStimulationeng
dc.subjectMovementeng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.titleA estimulação do movimento no desenvolvimento da criança nos anos iniciaispor
dc.title.alternativeThe movement´s estimulation of the development of the kid in first yearseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Serafina Corrêa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoA estimulação do movimento tem como objetivo auxiliar a criança, principalmente na primeira fase da infância, em seu desenvolvimento nas habilidades psicomotoras, cognitivas, sociais, afetivas, e de linguagem, procurando mantê-la ativa e dinâmica, através de modos de expressões, brincadeiras, jogos e exercícios físicos, ampliando a afetividade e o relacionamento entre a criança e o educador. Esse trabalho teve como objetivo principal, verificar a importância da estimulação do movimento no desenvolvimento da criança nos anos iniciais, na visão dos docentes. Para tanto, foi aplicado um questionário semiestruturado, aos docentes do Colégio Estadual Divino Mestre, localizada no município de Paraí, no estado do RS. Participaram da pesquisa, cinco (5) docentes, que atuam do 1º ao 5º ano. Foram analisados os dados obtidos no questionário, discorrendo com as teorias de alguns conhecedores sobre o tema. Os dados apresentados indicaram que os docentes envolvidos na pesquisa, consideram a estimulação do movimento importante para o desenvolvimento da criança. A mesma não é uma atividade para “pular” fases, mas para proporcionar melhores condições de desenvolvimento para criança. Na escola, é importante que docentes despertem para a necessidade de aperfeiçoar-se profissionalmente, a fim de colocar em prática as atividades de estimulação, no intuito de melhorar a qualidade do trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto