dc.contributor.advisor | Costa, Marcia Rejane Julio | |
dc.creator | Schiavon, Andréia Bregalda | |
dc.date.accessioned | 2019-03-11T14:08:54Z | |
dc.date.available | 2019-03-11T14:08:54Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15859 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The stimulation of movement aims to help the child, especially in early childhood, in their
development in psychomotor, cognitive, social, emotional, and language skills, trying to keep
it active and dynamic, through forms of expressions, play, games and exercise, increasing the
affectivity and the relationship between the child and the educator. This work aimed to verify
the importance of movement stimulation in child development in the early years, in the
perception of teachers. For this, a semi-structured questionnaire was applied to the teachers of
the Divino Mestre Public School, located in the city of Paraí, in Rio Grande do Sul state. Five
(5) teachers participated in the survey, who work from first to fifth graders. The data obtained
in the survey were analyzed and compared with the theories of some experts in the field. The
data presented indicated that the teachers involved in the research consider the stimulation
important for the child's development. The stimulation is not an activity to skip phases, but to
provide the best conditions for child development. At school, it is important that teachers
understand the need to improve their professional skills to practice the stimulation activities,
in order to improve the quality of work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estimulação | por |
dc.subject | Movimento | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Stimulation | eng |
dc.subject | Movement | eng |
dc.subject | Development | eng |
dc.title | A estimulação do movimento no desenvolvimento da criança nos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | The movement´s estimulation of the development of the kid in first years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Serafina Corrêa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | A estimulação do movimento tem como objetivo auxiliar a criança, principalmente na
primeira fase da infância, em seu desenvolvimento nas habilidades psicomotoras, cognitivas,
sociais, afetivas, e de linguagem, procurando mantê-la ativa e dinâmica, através de modos de
expressões, brincadeiras, jogos e exercícios físicos, ampliando a afetividade e o
relacionamento entre a criança e o educador. Esse trabalho teve como objetivo principal,
verificar a importância da estimulação do movimento no desenvolvimento da criança nos anos
iniciais, na visão dos docentes. Para tanto, foi aplicado um questionário semiestruturado, aos
docentes do Colégio Estadual Divino Mestre, localizada no município de Paraí, no estado do
RS. Participaram da pesquisa, cinco (5) docentes, que atuam do 1º ao 5º ano. Foram
analisados os dados obtidos no questionário, discorrendo com as teorias de alguns
conhecedores sobre o tema. Os dados apresentados indicaram que os docentes envolvidos na
pesquisa, consideram a estimulação do movimento importante para o desenvolvimento da
criança. A mesma não é uma atividade para “pular” fases, mas para proporcionar melhores
condições de desenvolvimento para criança. Na escola, é importante que docentes despertem
para a necessidade de aperfeiçoar-se profissionalmente, a fim de colocar em prática as
atividades de estimulação, no intuito de melhorar a qualidade do trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |