Mostrar registro simples

dc.creatorPadilha, Jéssica Coimbra
dc.date.accessioned2019-03-12T12:14:09Z
dc.date.available2019-03-12T12:14:09Z
dc.date.issued2018-07-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15872
dc.description.abstractThis work presents the aesthetics in Michel Henry, in order to demonstrate that art is the revelation of the invisible life through a phenomenological perspective. For Michel Henry, art does not imitate life, it unveils what is invisible from the sensible. In order to demonstrate this, the author has as influence and inspiration Kandinsky, who affirmed that the laws of painting occur in life and not in the representation or imitation thereof by the objectivity. Thus Michel Henry, with his phenomenology of life and subjectivity, believes that art is an inner resonance, free from the figure of a particular object. Thus, the place of development of aesthetics is the invisible life. In this sense, life, because it is invisible, experiences itself, because that is its essence, to feel itself in full subjectivity through the body. Thus, it is in the theoretical writings of the painter Kandinky that the author has substance to carry out his phenomenological aesthetics.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectInvisívelpor
dc.subjectVidapor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectImanênciapor
dc.subjectArteng
dc.subjectInvisibleeng
dc.subjectLifeeng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectImmanenceeng
dc.titleA fenomenologia estética em Michel Henry: a arte como revelação da vida invisívelpor
dc.title.alternativeThe phenomenological aesthetics in michel henry: art as a revelation of invisible lifeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta a estética em Michel Henry, com o intuito de demonstrar que a arte é a revelação da vida invisível através de uma perspectiva fenomenológica. Para Michel Henry, a arte não imita a vida, ela desvenda o que é invisível a partir do sensível. Para demonstrar isso, o autor tem como influência e inspiração Kandinsky, que afirmou que as leis da pintura se dão na vida e não na representação ou imitação dessa pela objetividade. Assim, Michel Henry, com sua fenomenologia da vida e da subjetividade, acredita que a arte é uma ressonância interior, livre da figura de um objeto em particular. Sendo assim, o lugar de desenvolvimento da estética é a vida invisível. Neste sentido, a vida, por ser invisível, se autoexperimenta, porque essa é sua essência, sentir-se em plena subjetividade por intermédio do corpo. Sendo assim, é nos escritos teóricos do pintor Kandinky que o autor tem substancialidade para realizar a sua estética fenomenológica.por
dc.contributor.advisor1Grzibowski, Silvestre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586514798766408por
dc.contributor.referee1Fabri, Marcelo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122803302644811por
dc.contributor.referee2Furtado, José Luiz
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4594835506556261por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0422327767029517por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International