dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Dorneles, Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T12:25:44Z | |
dc.date.available | 2016-05-12T12:25:44Z | |
dc.date.issued | 2010-12-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1592 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present study investigates the management of an administrative-pedagogic work in
a school with several grades in the municipality Passo do Sobrado/RS, through the work
of a manager teacher from the related school, faced by the obligation of the fundamental
education of nine years according the Law 11.274/2006. The investigation developed
from a qualitative study using observations from an interview with the manager teacher
on how to proceed for a date collection. The present study makes a comment about the
Brazilian education legislation related to the enlargement of fundamental education, as
well, investigating the administrative-pedagogic work of the manager teacher of the
school mentioned, with a special highlight for the work developed together in the first
year grade. It may estimate that the enlargement of fundamental school caused the
challenges to the work realized by the manager teacher, subjects of this research,
considering she is the main person in charge for the necessary changes, especially with
the first year grade in a context that needs to administer the limited time and space to
attend four classes with distinct levels of initial grades of fundamental school in the same
classroom and in the same period. We conclude that the manager teacher of the related
school has knowledge of the necessary changes in her pedagogic activities for good
development and learning of the students. However, she hasn’t managed to correspond
to the specific necessities of the children, mainly the six-year olds of the first year, such
as advised by the legislation. We may not refuse this manager teacher search to
overcome the limits of her administrative-pedagogic work every day. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Escola multisseriada | por |
dc.subject | Crianças de seis anos | por |
dc.subject | Trabalho administrativo-pedagógico | por |
dc.title | Ensino fundamental de 9 anos: a gestão do trabalho administrativo-pedagógico da professora de uma escola multisseriada | por |
dc.title.alternative | Fundamental education of nine years: the management of an administrative pedagogic work of a teacher from a school with several grades | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo investiga a gestão do trabalho administrativo-pedagógico em uma
escola multisseriada do interior do município de Passo do Sobrado/RS, através do
trabalho da professora gestora da referida escola, diante da obrigatoriedade do Ensino
Fundamental de nove anos proposto na Lei 11.274/2006. Tal investigação desenvolveuse
a partir de um estudo de cunho qualitativo, utilizando-se de observações e uma
entrevista com a professora gestora como procedimentos para a coleta de dados. O
presente estudo comenta a legislação educacional brasileira relacionada à ampliação
do ensino fundamental, bem como, investiga o trabalho administrativo-pedagógico da
professora gestora da escola mencionada, com destaque especial para o trabalho
desenvolvido junto à turma do primeiro ano. Pode-se aferir que a ampliação do ensino
fundamental agregou desafios ao trabalho realizado pela professora gestora, sujeito
desta pesquisa, haja vista que ela é a principal responsável pelas modificações
necessárias, sobretudo no trabalho com a turma de primeiro ano em um contexto que
precisa administrar o limitado tempo e espaço para atender quatro turmas de distintos
níveis das séries iniciais de ensino fundamental em uma mesma sala e no mesmo
horário. Conclui-se que a professora gestora da referida instituição tem conhecimento
das modificações necessárias em sua práxis pedagógica para o bom desenvolvimento
e aprendizagem dos estudantes. Contudo, esta não tem conseguido atender as
necessidades específicas das crianças, principalmente as de seis anos de idade do
primeiro ano, tal como preconiza a legislação. Não se pode negar, porém, que esta
professora gestora busca superar as limitações em seu trabalho administrativo-pedagógico cotidianamente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |