Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorDiehl, Viviane
dc.date.accessioned2016-05-12T13:49:37Z
dc.date.available2016-05-12T13:49:37Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1596
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article discusses how to comprehend the Technologies of Information and Communication (TIC) which are present at the teaching practices which are applied at Visual Arts teaching. That it done through the publications of the 21st Meeting of the National Association of Plastic Arts Researchers (ANPAP), in 2012. This qualitative research’s methodology was developed with the documental survey of the publications in order to collect data on the articles about the subject of this study. The found data was systematized through content analysis as proposed by Bardin and Gomes (1979 apud MINAYO, 2010). They point to comprehend that the multiplicity of technologies which are available present its contributions, limits and singular characteristics when used as mediators of the visual arts teaching which is proportioned by the researcher-teachers. TIC create an interactive environment which brings the construction of critic and reflexive knowledge to the student, with inventivity, participation and authorship on senses production.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEnsino de artes visuaispor
dc.titleAs tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuaispor
dc.title.alternativeTechnologies of information and communication on visual arts teaching practiceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo trata de problematizar em que medida podemos compreender as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) presentes nas práticas docentes aplicadas no ensino de artes visuais, a partir das publicações nos Anais do 21º. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em ArtesPlásticas (ANPAP), em 2012. Para tanto, os objetivos específicos preveem identificar quais TIC estão relatadas nestas práticas docentes dos professores de artes visuais, divulgadas nas publicações; reconhecendo, na escrita dos professores, a forma como exploram as possibilidades das TIC no ensino de artes visuais; compreender para o que os professores elegem as TIC nas suas práticas docentes, aplicadas ao ensino de artes visuais. A metodologia desta pesquisa qualitativa foi desenvolvida, inicialmente, com a elaboração do referencial teórico e, a seguir, foi realizado o levantamento documental nos Anais do 21º. Encontro da ANPAP, em 2012, buscando coletar os dados nos artigos publicados que tratavam da temática do estudo. Os achados foram sistematizados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin e Gomes (1979 apud MINAYO, 2010) e apontam para a compreensão de que a multiplicidade de tecnologias que são disponibilizadas apresentam seus limites, suas contribuições e características singulares quando utilizadas como mediadoras no ensino de artes proporcionado pelos professores pesquisadores. As TIC podem ser experimentadas e usufruídas, pois criam um ambiente interativo e colaborativo que proporciona ao educando a construção do conhecimento reflexivo e crítico, com inventividade, participação e autoria na produção de sentidos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples