dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Diehl, Viviane | |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T13:49:37Z | |
dc.date.available | 2016-05-12T13:49:37Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1596 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This article discusses how to comprehend the Technologies of Information and Communication (TIC) which are present at the teaching practices which are applied at Visual Arts teaching. That it done through the publications of the 21st Meeting of the National Association of Plastic Arts Researchers (ANPAP), in 2012. This qualitative research’s methodology was developed with the documental survey of the publications in order to collect data on the articles about the subject of this study. The found data was systematized through content analysis as proposed by Bardin and Gomes (1979 apud MINAYO, 2010). They point to comprehend that the multiplicity of technologies which are available present its contributions, limits and singular characteristics when used as mediators of the visual arts teaching which is proportioned by the researcher-teachers. TIC create an interactive environment which brings the construction of critic and reflexive knowledge to the student, with inventivity, participation and authorship on senses production. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Ensino de artes visuais | por |
dc.title | As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais | por |
dc.title.alternative | Technologies of information and communication on visual arts teaching practices | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo trata de problematizar em que medida podemos compreender as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) presentes nas práticas docentes aplicadas no ensino de artes visuais, a partir das publicações nos Anais do 21º. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em ArtesPlásticas (ANPAP), em 2012. Para tanto, os objetivos específicos preveem identificar quais TIC estão relatadas nestas práticas docentes dos professores de artes visuais, divulgadas nas publicações; reconhecendo, na escrita dos professores, a forma como exploram as possibilidades das TIC no ensino de artes visuais; compreender para o que os professores elegem as TIC nas suas práticas docentes, aplicadas ao ensino de artes visuais. A metodologia desta pesquisa qualitativa foi desenvolvida, inicialmente, com a elaboração do referencial teórico e, a seguir, foi realizado o levantamento documental nos Anais do 21º. Encontro da ANPAP, em 2012, buscando coletar os dados nos artigos publicados que tratavam da temática do estudo. Os achados foram sistematizados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin e Gomes (1979 apud MINAYO, 2010) e apontam para a compreensão de que a multiplicidade de tecnologias que são disponibilizadas apresentam seus limites, suas contribuições e características singulares quando utilizadas como mediadoras no ensino de artes proporcionado pelos professores pesquisadores. As TIC podem ser experimentadas e usufruídas, pois criam um ambiente interativo e colaborativo que proporciona ao educando a construção do conhecimento reflexivo e crítico, com inventividade, participação e autoria na produção de sentidos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |