Avaliação de desempenho como elemento do processo de gestão democrática da escola
Resumo
Toda a sociedade se transforma com o passar do tempo e isso constitui as mudanças. Nesse ínterim, a gestão escolar assume um caráter democrático, amparada pelas leis, que também refletem essa sociedade feita por indivíduos. A gestão escolar sai de um caráter centralizador, técnico e autoritário e assume uma característica participativa, dialogada e democrática, possibilitando com isso a participação de todos no elaborar de sua caminhada e conseqüentemente no atingir seus objetivos, que é a formação do cidadão consciente das suas possibilidades, com competências, direitos e deveres, numa sociedade em constante transformação. Nessa perspectiva, abordamos teoricamente a questão da avaliação de desempenho dos gestores como forma de auxiliar o processo de gestão democrática, por acreditarmos que existe uma estreita relação entre esses dois aspectos e com isso detectar a relação entre avaliação de desempenho e gestão escolar, verificar a importância da escola implementar a avaliação de desempenho para a construção de uma gestão democrática e estabelecer a necessidade da avaliação de desempenho como parte integrante dos sistemas de ensino. Portanto, nos apoiamos numa metodologia exploratória na forma de pesquisa bibliográfica, que nos possibilitou a familiaridade necessária do assunto. As percepções advindas dessa pesquisa nos permite perceber a importância do processo de gestão democrática e consequente necessidade da avaliação de desempenho dos gestores. Entretanto, percebemos que a avaliação é um meio pouco adotado dentro do processo da gestão democrática, mas alguns sinais já são percebidos, nos mostrando que as mudanças estão sempre ocorrendo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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