Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPertile, Solange de Lurdes
dc.creatorDornelles, João Batista
dc.date.accessioned2016-05-20T13:38:24Z
dc.date.available2016-05-20T13:38:24Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1626
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article reports a research on the sporadic use of the computer lab at State Institute of Education Deputado Ruy Ramos of the city Rosário do Sul. The main reason was to identify the causes of the rare inserts to the computer lab by teacher with their students and propose solution, in order of this pedagogical technology passed to be used by teachers and students of the school. The methodology used was based on a literature review, trying to identify what experts in the field regarding the proposed didactic and pedagogical benefits of computers in education. Seeking also to identify problems and solutions mentioned by them to disuse and/or use of any computers in the school. In addition, we used interviews with teacher through a questionnaire, to understand why the rare access to the computer lab, and from its testimony, jointly find a reversion to this problem. The results of this research point to problems of infrastructure of computer lab and teacher training. The solution to the virtual abandonment of the teaching-learning tool, pass by the proposals of the teachers and the involvement of the entire school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUso esporádicopor
dc.subjectLaboratório de informáticapor
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectQualidade do ensinopor
dc.titleLaboratório de informática e sua esporádica utilização na escola Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo relata uma pesquisa sobre a esporádica utilização do laboratório de informática no Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos, do município de Rosário do Sul. O objetivo foi de identificar as causas das raras inserções ao laboratório de informática pelos professores com seus alunos e, propor soluções, a fim de que esta tecnologia pedagógica passe a ser utilizada pelos docentes e discentes da escola. A metodologia utilizada pautou-se numa revisão bibliográfica, procurando identificar o que especialistas da área, propõem quanto aos benefícios didático-pedagógico da informática na educação, buscando também, a identificação de problemas e soluções apontados por estes, quanto ao desuso e/ou utilização eventual dos computadores na escola. Além disso, utilizou-se entrevistas com os docentes mediante questionário, para entender o porquê dos raros acessos ao laboratório de informática, e a partir do seu relato, buscar conjuntamente a reversão para este problema. Os resultados desta investigação apontam para problemas de infraestrutura do laboratório de informática e formação de professores. A solução para o quase abandono desta ferramenta de ensino-aprendizagem, passa pelas propostas dos docentes e pelo envolvimento de toda a comunidade escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples