dc.contributor.advisor | Araujo, Luiz Ernani Bonesso de | |
dc.creator | Lorenzett, Daniel Benitti | |
dc.date.accessioned | 2014-04-24 | |
dc.date.accessioned | 2014-04-24T11:45:27Z | |
dc.date.available | 2014-04-24T11:45:27Z | |
dc.date.issued | 2013-11-18 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/163 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to examine the inclusion of environmental issues in the curriculum of
undergraduate degree courses offered in a teaching center of a federal university. To develop the study, an analysis of the programs of disciplines of the courses studied by means of a qualitative research documentary. The results show that of the 17 courses analyzed five haven’t any documented evidence of insertion of thematic environmental education in their disciplines, and 647 subjects analyzed only 21 of them present such evidence. These results point to a low insertion documented environmental education in the menus of the subjects of these courses, which demonstrates the need for changes in programs of disciplines these courses in order to highlight the need for greater integration of environmental issues in the curriculum of higher education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | eng |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Qualidade ambiental | por |
dc.subject | Educação ambiental no ensino superior | por |
dc.title | Análise da inserção da temática ambiental no Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM | por |
dc.title.alternative | Analysis of integration of environmental issues at the Center for Social Sciences and Humanities of the UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.level | Especialização | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo analisar a inserção da temática ambiental no currículo dos cursos superiores de graduação oferecidos em um centro de ensino de uma Universidade Federal. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma análise no ementário das disciplinas dos cursos estudados, por meio de uma pesquisa documental qualitativa. Os resultados apontam que dos 17 cursos analisados, cinco não apresentam documentada a inserção da temática em suas disciplinas, e das 647 disciplinas analisadas apenas 21 delas apresentam esse indício. Esses resultados apontam para uma baixa inserção documentada da educação ambiental nas ementas das disciplinas dos referidos cursos, o que demonstra a necessidade de implementar mudanças no programa das disciplinas, afim de evidenciar uma maior inserção da temática ambiental no currículo dos cursos da educação superior. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |