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dc.contributor.advisorIlha, Franciele Roos da Silva
dc.creatorDal’Santo, Marisete Lourdes
dc.date.accessioned2016-05-31T14:01:08Z
dc.date.available2016-05-31T14:01:08Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1656
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis monographic study entitled “Challenges of Democratic School Management” aimed to identify and understand some of the main demands for democratic performance in school management, basing on the qualitative approach and making use of bibliographic research. This paper aims to emphasize three aspects and their referrals are used to develop a democratic school management: the construction of Political-Pedagogical Project, the Class Counsel and parent participation. One can see that the collective participation of all segments of the school community in the daily teaching of the institution through the join construction of the Political-Pedagogic Project is essential, as well as Class Counsel based on participative and varied forms of parental participation in school life, through guiding its actions on democratic principles whose scope is the greater focus on citizenship.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleDesafios da gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeChallenge of democratic management of schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo monográfico intitulado “Desafios da Gestão Escolar Democrática” objetivou identificar e compreender algumas das principais demandas para a atuação democrática na Gestão Escolar, fundamentando-se na abordagem qualitativa e lançando mão de pesquisa bibliográfica. A análise das informações procurou enfatizar três aspectos e seus encaminhamentos quando se pretende desenvolver uma gestão escolar democrática: a construção do projeto político-pedagógico, o conselho de classe e a participação dos pais. Pode-se perceber que a participação coletiva de todos os segmentos da comunidade escolar no cotidiano pedagógico da instituição através da construção conjunta do Projeto Político-Pedagógico é indispensável, assim como o Conselho de Classe de cunho participativo e das variadas formas de participação dos pais na vida escolar, pautando essas ações nos princípios democráticos cujo escopo maior é visar à cidadania plena.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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