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dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorDrabach, Nadia Pedrotti
dc.date.accessioned2016-06-01T11:59:42Z
dc.date.available2016-06-01T11:59:42Z
dc.date.issued2010-09-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1657
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractGiven the complexity of issues involved in nowadays educational administration, it is necessary to better understand the policies that underlie changes in the field. Thus, in the present paper it is intended to explain the similarities and differences between managerial organization and the democratic management of education, emphasizing the influences of managerial organization, which is focused on results, in the management model of public education. Therefore, the research proposes to understand the elements that constitute these two models of management, highlighting their interplay in the current configuration of the school management to identify characteristic features of the managerial organization and democratic management, knowing the roots of the managerial administrative model and its consequences for the current configuration of management education and also to identify the confluence between the administration model of management and democratic management and its implications for democracy building in education. In order to accomplish this proposal the study relied on qualitative research approach, looking at factors which made relevant interpretations on literature and build relationships with each other thus it was possible to meet the purposes of work. It can be possible to infer that the model of managerial organization to take ownership of the mechanisms of democratic management brings to the educational context a perverse confluence that endangers the democratic construction. However, the management model that encourages participation, autonomy and decentralization under the point of view of democracy, it constitutes a possibility of building a democratic educational project and a company also based on the principles of democracy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão gerencialpor
dc.subjectEducação públicapor
dc.titleGestão escolar democrática e gestão gerencial: a confluência perversapor
dc.title.alternativeDemocratic school management and administration management: the perverse confluenceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoDiante da complexidade de questões que envolvem a gestão educacional hoje, faz-se necessário maior compreensão das políticas que embasam as mudanças nesse campo. Nesse sentido, esse trabalho procura explicitar as aproximações e distanciamento entre a gestão gerencial e a gestão democrática da educação destacando as influências da gestão gerencial, focada nos resultados, no modelo de gestão da educação pública. Diante disso, a pesquisa se propõe conhecer os elementos que constituem esses dois modelos de gestão, evidenciando suas imbricações na atual configuração da gestão escolar; identificar elementos característicos da gestão gerencial e da gestão democrática; conhecer as raízes do modelo administrativo gerencial e suas conseqüências para a configuração atual da gestão da educação; e identificar as confluências entre o modelo de gestão gerencial e gestão democrática e suas implicações para a construção da democracia no campo educacional. Para a materialização desta proposta o estudo apoiou-se na abordagem de pesquisa qualitativa, buscando em bibliografia pertinente elementos que permitiram construir interpretações e relações entre si, de maneira a responder aos propósitos do trabalho. Pode-se aferir que o modelo de gestão gerencial ao se apropriar dos mecanismos da gestão democrática traz para o âmbito educacional uma confluência perversa que põe em risco a construção democrática. No entanto, o modelo de gestão que favorece a participação, a autonomia e a descentralização seguindo as lentes da democracia, constitui-se uma possibilidade de construção de um projeto educativo democrático e de uma sociedade, igualmente pautada nos princípios democráticos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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