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dc.contributor.advisorAcosta, Marco Aurélio de Figueiredo
dc.creatorDeponti, Renata Nadalon
dc.date.accessioned2016-06-01T13:15:29Z
dc.date.available2016-06-01T13:15:29Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1658
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2010.por
dc.description.abstractIntroduction: In elderly it is bound to happen loss in some capabilities, highlighting the biological, psychological and social domains, that is why Physical Education practices a fundamental role when referring to the aging process, because, through the practice of physical activities well guided and specifically oriented to the needs of the elderly, it is possible to retard or to minimize the degenerative effects of the aging increase. Objective: The objective of this survey was to identify the profile of teachers and students of Physical Education who work in Groups of Physical Activities for the Seniors in Santa Maria/RS, analyzing the level of knowledge, the motivation and the their updating in the human aging theme. Methods: 10 teachers and students of Physical Education were interviewed, from these, 8 were women and 2 were men, with an average of 28,6+6,0 years, who teach in groups of physical activities for seniors in Santa Maria/RS. The tools used, were three questionnaires adapted from Cachioni (2003) and a descriptive analysis of the data was performed. Results: The results found show that the professionals have greater knowledge in physical (70%) and cognitive (66,7%) domains, and less knowledge in psychological (50%) and social (30%) domains. Conclusion: So, to understand the aging process in a whole way, it is necessary a combination of knowledge and actions from the teachers who work with elderly and from their educational institutions. A reflection from those professionals about their pedagogical action in terms of qualifying and focusing the work done with the elderly is also indispensable.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessor de educação físicapor
dc.subjectTerceira idadepor
dc.subjectGrupo de atividades físicaspor
dc.subjectPerfil profissionalpor
dc.titlePerfil dos professores de Educação Física que atuam nos grupos de terceira idade de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeProfile of Physical Education teachers who work in groups of seniors in Santa Maria/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: No idoso tendem a ocorrer perdas em determinadas capacidades, destacando-se os domínios biológico, psicológico e social, por isso a Educação Física exerce um papel fundamental no que se refere ao processo de envelhecimento, pois através da prática de atividades físicas bem orientadas e direcionadas especificamente para as necessidades dos idosos, é possível retardar ou minimizar os efeitos degenerativos do aumento da idade. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil dos professores e acadêmicos de Educação Física que atuam nos Grupos de Atividades Físicas para Terceira Idade em Santa Maria/RS, analisando o nível de conhecimento, as motivações e atualizações destes na temática do envelhecimento humano. Métodos: Foram entrevistados 10 professores e acadêmicos de Educação Física, destes 8 são mulheres e 2 homens, com idade média de 28,6+6,0 anos, os quais ministram aulas em grupos de atividades físicas para terceira idade de Santa Maria/RS. Os instrumentos utilizados são três questionários adaptados de Cachioni (2003) sendo realizada a análise descritiva dos dados. Resultados: Os resultados encontrados demonstram que os profissionais possuem maiores conhecimentos nos domínios físico (70%) e cognitivo (66,7%), e menos nos domínios psicológico (50%) e social (30%). Conclusão: Portanto, para compreender o processo de envelhecimento de forma integral é necessária uma combinação de saberes e ações por parte dos professores que trabalham com idosos e das instituições formadoras destes. Também é imprescindível uma reflexão destes profissionais sobre sua ação pedagógica no sentido de qualificar e direcionar o trabalho realizado junto aos idosos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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