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dc.contributor.advisorCancian, Viviane Ache
dc.creatorDal Bem, Edemir João
dc.date.accessioned2016-06-01T14:32:59Z
dc.date.available2016-06-01T14:32:59Z
dc.date.issued2011-10-31
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1660
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present monograph aims to discuss and analyze the National Integration Program of Young and Adults Education with the Basic Education in the modality of Young and Adults Education – PROEJA, understanding and reflecting about the importance of a pedagogical mediation in the learning process of an adult student, worked at the State public school Maria Rocha from Santa Maria. The pedagogical mediation is defended as a determining factor in the teaching/learning process for young and adult people characterized by a discontinuous process of schooling. The teacher (mediator) in the program perspective is the main constructor of a new teaching itinerary characterized by presuppositions of interaction between education and workplace, in a capitalistic and technological society. The research follows the steps of a qualitative methodology in which the main interlocutors are young and adult people, who reveal their paths of life. Paulo Freire is the main reference of this work, because his ideas give meaning to the PROEJA propositions. Freire gives education the promotion of citizenship, challenges to a mediating practice that sets the conscience free and emancipates to a planetary ethics, to a social and political center. It is concluded that PROEJA is a challenging program and is presented as a feasible possibility to the Nocturnal High School in the State School Professora Maria Rocha. However, it can not be offered as a solution for employment, a well developed program can be constituted in a path of inclusion, of new methodologies and meaningful pedagogical practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos)por
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectSujeitospor
dc.titlePROEJA: desafios e perspectivas pedagógicas da mediaçãopor
dc.title.alternativePROEJA: challenges and pedagogical perspectives of mediationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultospor
dc.description.resumoA presente monografia tem como finalidade discutir e analisar o Programa Nacional de Integração da Educação de Jovens e Adultos com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, compreendendo e refletindo sobre a importância da mediação pedagógica no processo de aprendizagem do aluno adulto trabalhador da escola pública Maria Rocha da rede Estadual de Santa Maria. Defende-se a mediação pedagógica como fator determinante no processo de ensino e aprendizagem dos jovens e adultos caracterizados por processos descontínuos de escolaridade. O professor (mediador) na perspectiva do programa é o principal construtor de um novo itinerário da docência caracterizada por pressupostos da integração entre educação e mundo do trabalho numa sociedade capitalista e tecnológica. A pesquisa segue os passos da metodologia qualitativa no qual os principais interlocutores são os jovens e adultos que revelam suas trajetórias de vida. Paulo Freire é o principal referencial deste trabalho, pois suas ideias dão sentido às proposições do PROEJA. Ele filia à educação a promoção da cidadania, desafia a uma prática mediadora que liberta as consciências e emancipa para a ética planetária, para o protagonismo social e político. Concluiu-se que o PROEJA é um programa desafiador e apresenta-se como uma possibilidade viável para o Ensino Médio Noturno da Escola Estadual Professora Maria Rocha. Todavia, não pode ser oferecido como solução para empregabilidade. O programa bem desenvolvido pode constituir-se num caminho de inclusão, de novas metodologias e pedagogias significativas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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