dc.contributor.advisor | Zucolo, Rosana Cabral | |
dc.creator | Duarte, Marcia Elenir Vicente | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T12:21:55Z | |
dc.date.available | 2016-06-02T12:21:55Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1667 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present research aims to investigate the radio-school as a media tool that can contribute to
the educational process, with students exploring the potential of this resource, which will help
in building knowledge of students who have learning difficulties. For this we took as
reference the studies Moran (2007) on technology in education; Perrenoud (2008) regarding
the design of skills and expertise, Dockrell and McShane (2000) conceptions in relation to
learning in the cognitive aspect; of Paulo Freire (2000) as having referential “Pedagogy of
Autonomy: Practical Knowledge to the Educational”, teaching from existing knowledge, the
student's reality. Proposing a study based on a review of concepts involving the theme, the
radio as a media, radio as a space for the exercise of citizenship, the radio as a media tool that
can help in the teaching-learning dialogue and expanding analysis on the use of technology in
school with the prospect of building new proposals that might actually add in the development
of education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mídia | por |
dc.subject | Ferramenta | por |
dc.subject | Potencialidade | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Rádio Escola: uma ferramenta midiática para as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª. Hilda Köetz | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a rádio escola como uma ferramenta de mídias que pode contribuir no processo educativo, explorando com o educando as potencialidades desse recurso na construção do conhecimento e inclusão de alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem. Para isso tomou-se como referência os estudos de Moran (2007) sobre as tecnologias na educação; de Perrenoud (2008) com relação à concepção de habilidades e competências, de Dockrell e Mcshane (2000) nas concepções que diz respeito à aprendizagem no aspecto cognitivo; de Freire (2000) tendo como referencial "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa", ensinar a partir do conhecimento já existente, da realidade do aluno. Propondo um estudo fundamentado na revisão de conceitos que envolvem a temática, o rádio como meio de comunicação, o rádio como espaço para o exercício da cidadania, o rádio como uma ferramenta de mídia que pode contribuir no processo ensino-aprendizagem expandindo o diálogo sobre a utilização de tecnologias na escola com a perspectiva de construir novas propostas que possa de fato somar no desenvolvimento educacional. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |