Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZucolo, Rosana Cabral
dc.creatorDuarte, Marcia Elenir Vicente
dc.date.accessioned2016-06-02T12:21:55Z
dc.date.available2016-06-02T12:21:55Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1667
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the radio-school as a media tool that can contribute to the educational process, with students exploring the potential of this resource, which will help in building knowledge of students who have learning difficulties. For this we took as reference the studies Moran (2007) on technology in education; Perrenoud (2008) regarding the design of skills and expertise, Dockrell and McShane (2000) conceptions in relation to learning in the cognitive aspect; of Paulo Freire (2000) as having referential “Pedagogy of Autonomy: Practical Knowledge to the Educational”, teaching from existing knowledge, the student's reality. Proposing a study based on a review of concepts involving the theme, the radio as a media, radio as a space for the exercise of citizenship, the radio as a media tool that can help in the teaching-learning dialogue and expanding analysis on the use of technology in school with the prospect of building new proposals that might actually add in the development of education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectFerramentapor
dc.subjectPotencialidadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleRádio Escola: uma ferramenta midiática para as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª. Hilda Köetzpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar a rádio escola como uma ferramenta de mídias que pode contribuir no processo educativo, explorando com o educando as potencialidades desse recurso na construção do conhecimento e inclusão de alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem. Para isso tomou-se como referência os estudos de Moran (2007) sobre as tecnologias na educação; de Perrenoud (2008) com relação à concepção de habilidades e competências, de Dockrell e Mcshane (2000) nas concepções que diz respeito à aprendizagem no aspecto cognitivo; de Freire (2000) tendo como referencial "Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa", ensinar a partir do conhecimento já existente, da realidade do aluno. Propondo um estudo fundamentado na revisão de conceitos que envolvem a temática, o rádio como meio de comunicação, o rádio como espaço para o exercício da cidadania, o rádio como uma ferramenta de mídia que pode contribuir no processo ensino-aprendizagem expandindo o diálogo sobre a utilização de tecnologias na escola com a perspectiva de construir novas propostas que possa de fato somar no desenvolvimento educacional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples