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dc.contributor.advisorGracioli, Cibele Rosa
dc.creatorVendramin, Daiane
dc.date.accessioned2019-05-29T13:58:35Z
dc.date.available2019-05-29T13:58:35Z
dc.date.issued2018-11-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16692
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe awareness of children and adolescents to environmental issues can help to recover ancient practices and agroecological knowledge, including the comprehension about the natural cycles. Thus, this study aimed to implement environmental education activities related to the separation and use of organic waste generated in CEFASOL, providing a more conscious environmental vision for each participant. For this, children and youngsters from 3rd to 7th regular school grade joined educational practices related to the production and use of organic fertilizers through waste segregation and composting activities. Also, practical classes focusing on the each one responsibility to the environmental resources, were proposed. Previous awareness of issues such as waste, decomposition and composting was reduced. After the theoretical and experimental activities, there was a re-signification of previously not understood terms, pointing out to a wider (even initial yet) and more connected consciousness, which makes children and youngsters to act as practices and knowledge disseminators; then, performing good environmental practices. Diagnostic activities indicated a better theme and meanings comprehension of several environmental principles. The participants interest indicated that the novelty of a practical educational activity that focuses in the environment were welcome. The weekly monitoring of the composting material involved the students, who followed the gradual conversion of the material into fertilizer. Thus, placing the waste and food in the same equation, emphasizing the relevance of adequate waste disposal, was still novelty in this community, making practices such as composting an integration tool between society and environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectReciclagempor
dc.subjectResíduos orgânicospor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRecyclingeng
dc.subjectOrganic residueseng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.titleExperiências de compostagem: conectando educação, meio ambiente e comunidadepor
dc.title.alternativeComposting experiences: connecting education, environment and communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana da Boa Vista, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA sensibilização de crianças e adolescentes para questões ambientais pode resgatar antigas práticas e saberes agroecológicos, incluindo a compreensão sobre os ciclos naturais. Dessa forma, o presente trabalho objetivou implementar atividades de educação ambiental relacionadas com a separação e aproveitamento dos resíduos orgânicos gerados nas refeições do CEFASOL, proporcionando uma visão ambiental mais consciente para cada participante. Para tanto, crianças e jovens do 3º ao 7º ano do ensino fundamental participaram de práticas pedagógicas de produção e uso de adubos orgânicos pela segregação de resíduos e sua compostagem e, ainda, a realização de aulas práticas sobre a responsabilidade de cada cidadão para com os recursos naturais. Observou-se que a consciência prévia de temas como resíduos, decomposição e compostagem era escassa. Após as atividades teóricas e experimentais houve uma ressignificação de termos antes não compreendidos, apontando para uma consciência (ainda que inicial) mais ampla e conectada com a realidade, tornando-os disseminadores de práticas e de conhecimento, executando boas práticas ambientais. Atividades diagnósticas apontaram para um melhor entendimento sobre temas e significados. O entusiasmo dos participantes indicou que a novidade de uma atividade prática de cunho ambiental e de uma nova perspectiva em educação foram bem recebidas. O monitoramento semanal da composteira envolveu todos os estudantes, que acompanharam a conversão gradual do material em adubo. Assim, colocar na mesma equação resíduos e alimentos, enfatizando a relevância da destinação adequada ainda se tratava de novidade para estes estudantes, tornando práticas como a compostagem uma ferramenta de integração entre ser humano e meio ambiente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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