dc.contributor.advisor | Brondani, Gilberto | |
dc.creator | Costenaro, Antonio Cezar Noronha | |
dc.date.accessioned | 2016-06-06T15:38:29Z | |
dc.date.available | 2016-06-06T15:38:29Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1677 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Controladoria, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The constant increase of the material and technologic complexity stimulated in the
organizations the necessity of creation the service controller’s department that it
controls, check and value the information relevant for development socio economic and
financial of the organizations. Therefore this study has for objective to discuss the
importance of the service the control in the operation so good successful of the
administrative and accounts activities that involve the Hospital Institution; to describe
about the meaning of to keep in this collaborators participants of the Controller’s
Department team, that carry tasks with results for to be repass to the managementers.
For this was realized a reflexive test that integrate a descriptive bibliographic research.
In this were used ideas of authors that discuss the subject matter linked the science
applied and that are express in books, magazines and newspapers. It was observed that
the professional exercise of the Controller’s Department is complex, well the functionality and operacionality of the different organizations sectors that depend of the
provided services of the others agreements. These situations demand diplomacy of
Controller’s Department Service and represent a big challenge then this must be aware
of all aspects, as many difficulties as conquests organizational that affects the present or
future position of the organization. Then the controller must act of transparent shape, be
fair and true in the information issued to the different users. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Organização | por |
dc.subject | Controladoria | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.title | A controladoria em instituições hospitalares | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Controladoria | por |
dc.description.resumo | O constante aumento da complexidade material e tecnológica instigou nas organizações
a necessidade criação do serviço de controladoria, o qual controla, verifica e avalia as
informações pertinentes ao desenvolvimento sócio econômico e financeiro das
organizações. Assim objetiva-se com este estudo discutir a importância do serviço de
Controladoria na operacionalização bem sucedida das atividades administrativas e
contábeis que envolvem a Instituição Hospitalar; descrever sobre a significância de
manter na Instituição Hospitalar colaboradores participantes da equipe de Controladoria,
que executem tarefas com resultados fidedignos a serem repassados aos gestores. Para
isso, aborda-se num ensaio reflexivo o qual integra uma pesquisa descritiva
bibliográfica. Nesta foram utilizadas idéias de autores que discutem a temática
vinculada às ciências aplicadas e que estão expressos em livros, revistas e periódicos.
Observou-se que o exercício profissional da Controladoria é complexo, pois contempla
a funcionalidade e operacionalização dos diversos setores organizacionais que
dependem da prestação dos serviços de outras organizações/convênios. Essas situações
exigem diplomacia do serviço de Controladoria e representam um grande desafio, pois
este deve estar ciente de todos os aspectos, tanto desgastes como conquistas
organizacionais que afetam a posição presente ou futura da organização. Assim, o
controlador deve atuar de forma transparente, ser justo e verdadeiro nas informações
emitidas aos diferentes usuários. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |