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dc.contributor.advisorSilva, Sandra Rubia da
dc.contributor.advisorTrindade, Thiago Álvares da
dc.creatorSilva, Dener Hartmann da
dc.date.accessioned2019-06-10T11:48:50Z
dc.date.available2019-06-10T11:48:50Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.date.submitted2017-11
dc.identifier.citationDA SILVA, D. H. Breves reflexões sobre as práticas de consumo de telefones celulares: sociabilidades e distinção no ambiente universitário. 2017. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16802
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the consumption practices of high-value cell phones of people in graduation. Work in which I try to understand the issues of distinction, sociability and belonging in the daily life of these people. The main objective of the research was to analyze the practices of consumption of high value cellular phones by the university public, an analysis that sought to understand the issues related to their history of use, distinction, sociability and belonging in the daily life of these people. Thus, the research had the specific objectives of verifying that the practices of consumption of high-value cellular phones allow questions of belonging among the researched public; to analyze the impact of consumer practices on the issues of public sector distinction; and finally, to investigate the understandings of the perspectives of cellular consumption by a perception of questions of socioeconomic and symbolic orders within the university environment. For this, the research is based on the concepts constructed by Barbosa (2004), Canclini (1995), Miller (1997), Bourdieu (1997, 2007) and Slater (2001). The methodological process will be a compilation of the analysis of the interviews, the type of analysis was thematic by analytical categories. As a result of this research I can say that the consumption of the cell phone and its applications facilitates not only the understanding and understanding of what has been presented as its categories, the history of the cell phone in the life course, the sociability mediated by the cell phone, the search and feeling of belonging through applications and social networks accessed by the cell phone, but also to think and reflect on what is done with the device, what it implies in our relationship with others and the environments that surround us. As for the distinction between cell phone consumption practices of high economic value, it manifests itself in the discourses, criticisms and perspectives of consumption of the people I interviewed, mainly criticizing the consumption of others rather than their own.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPráticas de consumopor
dc.subjectTelefones celularespor
dc.subjectPúblico universitáriopor
dc.subjectDistinçãopor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectConsumer practiceseng
dc.subjectMobile phoneseng
dc.subjectUniversity publiceng
dc.subjectDistinctioneng
dc.subjectSociabilityeng
dc.titleBreves reflexões sobre as práticas de consumo de telefones celulares: sociabilidades e distinção no ambiente universitáriopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoEste trabalho se constitui em uma análise das práticas de consumo de telefones celulares de alto valor por pessoas em graduação acadêmica. Buscou-se entender, de forma mais abrangente, o histórico de uso e as questões de distinção, sociabilidade e pertencimento no cotidiano dessas pessoas. E como objetivos específicos, a pesquisa objetivou: verificar se as práticas de consumo de telefones celulares de alto valor permitem questões de pertencimento entre o público pesquisado; analisar o impacto das práticas de consumo nas questões de distinção desse púbico; e, por último, investigar as compreensões das perspectivas de consumo de celulares por uma percepção de questões de ordens socioeconômicas e simbólicas dentro do meio universitário. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nos conceitos construídos por Barbosa (2004), Canclini (1995), Miller (1997), Bourdieu (1997, 2007) e Slater (2001). O processo metodológico deu-se por intermédio de uma compilação da análise das entrevistas realizadas, sendo que o tipo de análise foi temático por categorias analíticas. Como resultado dessa pesquisa concluí que o consumo de telefone celular e de seus aplicativos facilita não apenas o entendimento e a compreensão do que foi apresentado como as suas categorias - o histórico do celular no percurso de vida, a sociabilidade mediada pelo celular, a busca e sentimento de pertencimento através de aplicativos e redes sociais acessadas pelo celular - mas também o pensar e o refletir sobre o que se faz com o aparelho, o que ele implica na nossa relação com os outros e com os ambientes que nos cercam. Quanto à distinção das práticas de consumo de telefones celulares, de alto valor econômico, ela se manifesta sim nos discursos, nas críticas e perspectivas de consumo das pessoas que entrevistei, principalmente criticando o consumo alheio mais do que o seu próprio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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