Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorChagas, Fátima de Lourdes Fonseca
dc.date.accessioned2016-06-07T12:31:07Z
dc.date.available2016-06-07T12:31:07Z
dc.date.issued2005-05-24
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1680
dc.descriptionMonografia (especialização) - Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis research presents a theorical reference that points out the importance of the personal development, with goal to raise up the selp esteem of the teachers due to make them to thoughtful about theier everyday life,with more deepness, looking for getting out of activitism, very commom among the school environment. Try as well to think about the current role of the teacher in this society, witness so many transformation in the lived context and the theories to improve the teaching–learning, due to do fulfill the dream scholl of the XXI century. It’s based in renowned theorists like Alves, Arroyo, Augusto Cury and Moacir Gadotti, among others, who understand that education professional hás a role loftlypolitical to carry out, teatching for the transformation of the current society, concerning na equally education with high quality to all. But it detach mainly the need of to be created spaces of thoughtful like reading of texts, books, articles, to watch and discuss films that help in the development of self image, self esteem and/or self concept of teachers who have to do, in na unfinished and permanent process, to search their permanent up to date and growth.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA auto-estima na formação do professor e do psicopedagogopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa participante visa a apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, com a finalidade de elevar a auto-estima dos professores a fim de refletirem sobre o seu papel frente ao cotidiano escolar, com maior profundidade, procurando, assim, sair do ativismo, tão comum no meio escolar. Busca também, refletir sobre o atual papel do professor nessa mesma sociedade, haja vista tantas transformações do contexto vivido e as teorias para melhorar o ensino-aprendizagem, para que se realize a escola dos sonhos no século XXI. Apóia-se em teóricos renomados como Alves(1998), Arroyo(2000), Augusto Cury(2003) e Moacir Gadotti(1988) , entre outros, que entendem que o profissional da educação tem um papel político, social e intelectual a desempenhar, educando para a transformação da sociedade atual, tendo em vista uma educação igualitária e com qualidade para todos. Mas destacam principalmente a necessidade de criarmos espaços de reflexão com leituras de textos, livros, artigos, assistir e discutir filmes que auxiliem no desenvolvimento da auto-imagem, auto-estima e/ou auto-conceito dos educadores que devem num processo inacabado e permanente buscar sua atualização e crescimento permanente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples