A utilização do conhecimento de plantas medicinais como ferramenta para estimular a preservação ambiental
Resumo
Este estudo tem o objetivo de identificar o nível de conhecimento sobre plantas
medicinais na comunidade escolar onde está inserida a Escola Municipal de Ensino
Fundamental Aldo Porto dos Santos e sua relação com a Educação Ambiental,
transformando essas informações numa ferramenta para introdução da Educação
Ambiental. Para tanto, aborda-se o uso de plantas medicinais discorrendo desde a
origem da fitoterapia, a história do relacionamento das pessoas com as plantas
desde os tempos pré-históricos até o presente, as propriedades das ervas
medicinais, maneiras de melhor aproveitar suas propriedades e os cuidados que
devem ser tomados durante o emprego das mesmas. Para realizar a primeira etapa
do trabalho foi aplicada uma pesquisa quantitativa através de um questionário que
foi respondido por cento e onze pessoas. Na segunda etapa do projeto foi elaborado
o “relógio das plantas medicinais” da qual participou a turma do 6º ano constituída
por vinte alunos contando com a colaboração da comunidade escolar que ajudou na
obtenção das espécies das plantas estabelecidas. Avaliando os resultados do
projeto e comparando com o objetivo proposto foi possível constatar que na referida
comunidade escolar há um conhecimento razoável das plantas medicinais e que as
plantas usadas são cultivadas nos próprios quintais de suas casas seguindo a
cultura local. Conclui-se desta forma que há vários métodos para atingir os objetivos
relacionados ao desenvolvimento da Educação Ambiental, mas que esta ação tem
melhor resultado quando está apoiada nos interesses comuns do grupo e no
conhecimento e experiência cultural já existente.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
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