Elaboração e validação de um plano de avaliação para alunos com autismo
Resumo
O processo de avaliação de alunos com autismo, desde 2008, representa um desafio para os professores de educação especial. Na esfera do Atendimento Educacional Especializado (AEE) esse fato também é evidente e simboliza uma permanente preocupação. Nesse sentido, alguns estudos o descrevem como ocupando um papel fundamental e essencial no processo pedagógico, pois é a partir da avaliação que é possível elaborar um plano de ações específico para esses estudantes e acompanhar o processo de aprendizagem. O processo avaliativo é fundamental para os professores, pois ele se constitui como um parâmetro central das potencialidades e dificuldades dos alunos, sendo essencial à construção de propostas pedagógicas. Dessa forma, tanto os professores de AEE quanto os alunos com autismo podem ser beneficiados com um instrumento avaliativo, desenvolvido especificamente para atender a heterogeneidade da síndrome. Assim, este estudo teve como objetivo descrever os passos da elaboração de um Plano de Avaliação para Alunos com Autismo (PAAA) matriculados entre o 1º e o 3º anos do Ensino Fundamental. Para isso, foi utilizado o método de elaboração de instrumentos e obedeceu a metodologia descrita por Kline (1995) organizada em seis etapas: a primeira consistiu na revisão dos referenciais teóricos pertinentes ao assunto; na segunda etapa foram definidas as áreas, itens e subitens que mereciam a atenção no processo de avaliação para seguidamente serem formuladas as questões avaliativas; na terceira etapa foi realizada a coleta de 25 planos de atendimentos educacionais especializados (PAEE) de alunos com autismo, elaborados por professores atuantes em salas de AEE para análise de conteúdo; na quarta etapa ocorreu uma breve revisão do PAAA tendo em vista os resultados anteriores; na quinta etapa foi aplicada a metodologia de grupo focal em conjunto com professores especialistas; na sexta etapa foi gerada a versão final do PAAA, tendo como parâmentros todas as etapas anteriores. Ao concluir a geração da versão final do PAAA. Os itens da literatura que integraram a preliminar do plano, mostrou indicadores adequados de equivalência denotativa e conotativa após a comparação com os PAEE dos professores de AEE. Isto possibilitou a revisão de áreas, itens, subitens e questões pertinentes às características do ambiente dos alunos e do autismo que foram consideradas pelos professores como barreiras potenciais a participação e aprendizagem escolares. O grupo focal permitiu ajustes de terminologias, número de questões e especificidades de cada área contemplada. A versão final integrou os ajustes considerados importantes nas etapas anteriores, como o vocabulário coloquial e termos apropriados à área da educação. Sugerem-se novos estudos que repliquem a metodologia aqui utilizada em outras regiões brasileiras, compondo amostras representativas para a educação em nível nacional.
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